Notícias

Conselho de Ética abre processos que podem cassar cargos de Daniel Silveira e Flordelis

Da Redação, com BandNews FM

Reunião do Conselho de Ética da Câmara nesta terça
Reunião do Conselho de Ética da Câmara nesta terça
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Os processos contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), e contra a deputada Flordelis (PSD-RJ), foram instaurados pelo Conselho de Ética da Câmara nesta terça-feira (23). As informações são da BandNews FM. Ambos podem ter os mandatos cassados. 

Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. A deputada nega as acusações. Já Daniel Silveira teve prisão decretada pelo STF após divulgar vídeo com ataques a ministros do Supremo e fazendo apologia ao AI-5, ato mais repressivo da ditadura militar.

O colegiado foi reinstalado após ter as atividades suspensas em função da pandemia de covid-19 há quase um ano. 

O presidente do Conselho, deputado Juscelino Filho, sorteou os nomes de três parlamentares que podem ser relatores dos casos. Na ação de Silveira, a lista tem Professora Rosa Neide (PT-MT), Fernando Rodolfo (PL-PE) e Luiz Carlos (PSDB-AP). Para o caso de Flordelis, os nomes ficarão entre Alexandre Leite (DEM-SP), Fábio Schiochet (PSL-SC) e Gilson Marques (Novo-SC).

Não podem ser escolhidos como relator deputados do mesmo partido, bloco parlamentar ou estado do alvo do processo.

A escolha da relatoria caberá ao presidente do Conselho de Ética, o que deve acontecer ainda nesta semana.

A reunião do colegiado foi encerrada antes da definição da relatoria por conta do início dos trabalhos no Plenário da Câmara.

Veja a análise de Sérgio Amaral na BandNews TV:

Mais notícias

Carregar mais