Notícias

Conselho de Secretários da Saúde envia ofício ao MEC e pede adiamento do Enem

Da Redação, com BandNews FM

Motivo para pedido de adiamento é a alta de casos da Covid-19 pelo país
Motivo para pedido de adiamento é a alta de casos da Covid-19 pelo país
Divulgação/UFRGS

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) enviou um ofício ao Ministério da Educação (MEC) defendendo um novo adiamento das provas presenciais do Enem 2020. As informações são de Paloma Morais, da BandNews FM.

O secretário no Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros, em nome do Conass, afirmou que não seria adequada a aplicação da prova neste momento e que "todos os estados possuem regiões de alta transmissão" da Covid-19. 

Pelo mesmo motivo, a Defensoria Pública da União também já recorreu da decisão da Justiça Federal em São Paulo que manteve na última terça-feira (12) as datas do exame. 

As provas impressas começam a ser aplicadas no próximo domingo e continuam no dia 24. O Inep ainda não se posicionou sobre o recurso da Defensoria Pública. Mas, segundo a decisão judicial, caso as cidades decretem lockdown ou restrinjam a mobilidade, o órgão precisa reaplicar as provas posteriormente. Veja os detalhes abaixo:

O Inep diz que, por causa da Covid-19, será antecipada em 30 minutos a abertura dos portões dos locais de prova. Os estudantes podem entrar a partir das 11h30, no horário de Brasília (antes era às 12h).

As salas terão ocupação de 50% da capacidade máxima.  Além disso, salas especiais, com até 12 candidatos, serão destinadas a pessoas mais vulneráveis à Covid-19. 

Mais de 5,7 milhões de candidatos farão as provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro. Outras 96 mil pessoas escolheram fazer o Enem Digital, marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

O candidato diagnosticado com coronavírus ou outra doença contagiosa pode solicitar a reaplicação das provas. Para isso, precisa fazer o pedido até um dia antes da avaliação, na página do participante, e enviar um laudo médico. 

Se os sintomas surgirem no dia da prova, a orientação é informar o ocorrido pelo telefone 0800 61 61 61. 

Mais notícias

Carregar mais