A Receita Federal abriu a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda para pessoas físicas. A verificação do lote foi liberada pela Receita Federal nesta quinta-feira (24), às 10h. Pelo menos 6,1 milhões de contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões em 31 de agosto.
Segundo a Receita Federal, a maioria dos beneficiados, 5,7 milhões, são contribuintes não prioritários que entregaram as declarações até 29 de maio. O lote também engloba outros grupos de contribuintes, confira:
- Quem informou a chave Pix do CPF na declaração do IR;
- Usaram a declaração pré-preenchida;
- Quem tem prioridade legal, como idosos ou pessoas com deficiência física, mental ou doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Como verificar a restituição?
A consulta do quarto lote do Imposto de Renda pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, ‘Consultar a Restituição’. É possível também fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones,
O que fazer se não estiver na lista?
Ainda há um lote para o pagamento, que será feito 29 de setembro. Mas caso se identifique nos grupos deste lote e acha que tem algo errado, é possível fazer uma consulta completa pedindo um extrato pelo sistema e-CAC. O site informa se há alguma pendência na declaração e quaisquer informações incorretas.
Estava em um lote passado, mas não recebi. O que fazer?
Caso tenha checado a situação em uma consulta de um lote passado, mas não tenha recebido, é possível checar se alguma informação bancária foi colocada errada pelo site do ‘Meu Imposto de Renda’. Se o número da conta, Pix, ou outra informação bancária estiver errada, você pode reagendar o pagamento de forma simples e rápida pelo site.
Se o crédito não for realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).