Notícias

Consulta ao Sistema Valores a Receber será retomada em 14 de fevereiro, diz BC

Banco explica que o sistema gerou uma demanda muito superior do que a esperada no site, o que provocou instabilidade, seguida de indisponibilidade

Da redação 27/01/2022 • 19:12
Fachada do Banco Central
Fachada do Banco Central
Agência Brasil

O Banco Central informou que as consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas apenas no dia 14 de fevereiro.

Em nota, o banco explica que o sistema gerou demanda muito superior do que a esperada no site e o número de acessos foi 20 vezes maior que um dia de alto volume, ou 50 vezes maior que um dia normal.

A alta procura ao site para acessar o SVR provocou instabilidade, seguida de indisponibilidade, levando o BC a retirar o sistema do ar.

Entenda o Sistema de Valores a Receber

O Sistema de Valores a Receber é um serviço do Registrato, que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. Disponibilizado, desde ontem, pelo BC, o sistema permite aos cidadãos e empresas consultarem valores a que têm direito por conta de contratos encerrados com saldos ou cobranças indevidas, mas que estão em posse de instituições financeiras.

Caso haja saldo disponível no Sistema de Valores a Receber, a pessoa física ou jurídica poderá acessá-lo pelo Registrato e, assim, verificar o montante. Depois disso, basta solicitar o resgate por Pix ou por contato direto com a instituição financeira. Nesta primeira fase, estima-se a devolução de R$ 3,9 bilhões.