Notícias

Consumidores se preparam para aproveitar ofertas da Black Friday

Da Redação, com Jornal da Band 21/11/2020 • 20:15 - Atualizado em 21/11/2020 • 20:35
Promoções da Black Friday estão atraindo os consumidores
Promoções da Black Friday estão atraindo os consumidores
Rovena Rosa/Agência Brasil

Muita gente aproveitou o fim de semana para correr atrás das super ofertas da Black Friday. A repórter Roberta Scherer, do Jornal da Band, foi conferir se as promoções estão valendo a pena.

As vitrines não deixam dúvida: os descontos da Black Friday já começaram. E para a semana das super ofertas, os produtos mais vendidos devem ser os eletrônicos e os eletrodomésticos. Não há quem não pense em comprar uma coisinha.

"Já comprei umas roupinhas que estava precisando. Então, estou de olho, porque as coisas não estão fáceis não", disse a bancária Monique Casagrande.

Leia mais
- Crises sanitária e econômica dominam a reunião do G-20
- “O tempo vem provando que estávamos certos”, diz Bolsonaro

A expectativa dos lojistas é grande para esta Black Friday. A Associação Brasileira de Shopping Centers prevê um aumento de 21% nas vendas nesta semana, em relação às anteriores. Mas, apesar do otimismo, se espera uma queda de 4% em comparação com o ano passado.

São os efeitos da pandemia, no bolso de muita gente. A dona de casa Elaine Pestana foi ao shopping, mas nem pensou em dar uma olhadinha nas promoções. Tudo para não cair na tentação. "O que eu queria era a toalha e agora consegui. Mudou bastante, né? Diminuiu salário, terrível. Só [levo] o que precisa mesmo, senão não dá", disse.

Segundo Glauco Humai, presidente da Associação Brasileira de Shopping, o comportamento do consumidor mudou bastante este ano, com as compras feitas à distância. "Drive-thru, delivery, aquela compra que a pessoa faz por telefone, app ou plataforma de e-commerce e passa fora do shopping para comprar", disse.

"Você tem o delivery que pode pedir, a plataforma de e-commer que você entra e os lockers, que são produtos colocados em armários e, no melhor momento do dia, você pode passar lá e pegar esse produto sem entrar no shopping. São modalidades que se fortaleceram por causa da Covid e vieram para ficar", completa. 

  • jornal da band
  • black friday
  • consumidores
  • ofertas
  • promoções