Notícias

Coração de D. Pedro I deixa Portugal neste domingo para exposição no Brasil

Órgão vem ao país para comemorações dos 200 anos da Independência no dia 7 de setembro

Da redação

Coração de D. Pedro I deixa Portugal neste domingo para exposição no Brasil
Coração de D. Pedro I deixa Portugal neste domingo para exposição no Brasil
Reprodução

O coração de D. Pedro I chega ao Brasil no próximo domingo (21). A viagem será realizada com o apoio da Força Aérea Brasileira. O órgão chegará ao Palácio Planalto e será recebido com “honras militares”.

Após a primeira cerimônia, a relíquia será transportada para o Palácio Itamaraty, onde ficará em exibição controlada até às comemorações dos 200 anos da Independência no dia 7 de setembro. A viagem de retorno a Portugal está marcada para o dia seguinte, 8 de setembro.

Negociação

O acordo para trasladação do coração de D. Pedro I para o Brasil demorou meses e foi aprovada pelo governo português, a Câmara do Porto e representantes da Irmandade da Lapa, entidade religiosa que cuida da relíquia.

Para que não houvesse risco à integridade do órgão, uma perícia técnica do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Portugal foi feita e que concluiu ser possível realizar a viagem, desde que cumprida a “exigência de um transporte em ambiente pressurizado”.

“A Câmara do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, conclui o documento que definiu os procedimentos necessários. Os custos todos serão assumidos pelo governo brasileiro.

Visitação em Portugal

Antes de viajar para o Brasil, o coração de D. Pedro I ficará exposto pela primeira vez no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto, em Portugal, nos dias 20 e 21 de agosto. Ao retornar, o fim de semana de 10 e 11 de setembro também dará aos interessados mais uma oportunidade de admirar de perto a relíquia. 

O órgão raramente consegue ser visto, já que a entidade o mantém armazenado em um vaso de vidro com formol, em uma urna trancada dentro de um cofre, na Igreja da Lapa. Logo após a viagem e os dias de exposição em Portugal, o coração de D. Pedro I passará pela cerimônia em que retorna ao seu mausoléu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais