Notícias

Corpos de Dom e Bruno serão entregues às famílias nesta quinta, diz PF

A Polícia Federal também confirmou que as perícias foram concluídas

Da Redação

Jornalista britânico e indigenista brasileiro foram mortos na Amazônia Reprodução/Twitter
Jornalista britânico e indigenista brasileiro foram mortos na Amazônia
Reprodução/Twitter

A Polícia Federal (PF) confirmou, nesta quarta-feira (22), que os corpos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, mortos no Amazonas, serão entregues às famílias nesta quinta-feira (23).  

Segundo a nota da PF enviada à imprensa, os restos mortais estão previstos para deixar o aeroporto de Brasília por volta das 14h, no horário local.  

Ainda segundo o comitê de crise, criado para investigar os assassinatos, as perícias foram concluídas e confirmaram que os restos mortais encontrados na terra indígena do Vale do Javari, local da ocultação dos corpos, são de Dom e Bruno.  

"As amostras biológicas apontaram a presença de 02 (dois) Perfis Genéticos distintos nos remanescentes humanos encontrados pela Perícia da Polícia Federal. Os resultados encontrados estão em consonância com as análises de Odontologia Legal, da Antropologia Forense e da Papiloscopia que apontaram tratar-se dos remanescentes de Dom Phillips e Bruno Pereira", diz a nota da Polícia Federal.

Investigação

As mortes de Dom e Bruno foram confirmadas 15 de junho, após o primeiro suspeito, Amarildo da Costa, o "Pelado", confessar o crime à Polícia Federal. Eles estavam desaparecidos desde o dia 5 de maio, segundo União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).  

Segundo as investigações Dom e Bruno foram rendidos e mortos. Os corpos foram decepados, esquartejados e queimados, e depois jogados em uma vala.  

Ainda na quarta-feira, após a indicação do local da ocultação dos corpos, "remanescentes humanos" foram encontrados pelas equipes de buscas. Os restos dos corpos chegaram a Brasília na quinta-feira (16), onde foram periciados.  

A perícia apontou ainda que Dom Phillips morreu com um tiro no peito disparado por uma arma de caça. Bruno Pereira recebeu dois tiros, um no tórax abdômen e outro na cabeça. Neste domingo (19), a embarcação usada por Dom e Bruno durante a viagem ao Vale do Javari foi encontrada no Amazonas.  

Até o momento, há três presos suspeitos pelo envolvimento nas mortes do jornalista e do indigenista. Amarildo da Costa Oliveiora, o "Pelado", confessou o crime e indicou o local da ocultação dos corpos. Amarildo foi transferido para Manaus por medidas de segurança. 

Já seu irmão, Oseney da Costa, o "Da Costa", foi reso na semana passada e teria ajudado a esconder os restos mortais de Bruno e Dom. Jeferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha", se entregou à polícia no último sábado. Ambos estão presos temporariamente em Atalaia do Norte.

A polícia afirma que os assassinos agiram sozinhos e que não há mandantes. A polícia agora investiga se a pesca ilegal realizada na região era para abastecer o crime organizado e o tráfico de drogas na região.  No domingo (20), a polícia disse mais cinco pessoas foram identificadas e que o número de suspeitos pelo envolvimento no crime subiu para oito

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais