Notícias

Covid-19: Brasil registra primeira morte provocada pela variante Ômicron

Vítima é um homem de 68 anos, da cidade de Aparecida de Goiânia, portador de doença pulmonar

Segismar Júnior, da BandNews FM, em Goiânia

Vítima é um homem de 68 anos, da cidade de Aparecida de Goiânia, com doença pulmonar Imagem: Reprodução/Fusion Medical Animation/Unsplash.com
Vítima é um homem de 68 anos, da cidade de Aparecida de Goiânia, com doença pulmonar
Imagem: Reprodução/Fusion Medical Animation/Unsplash.com

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital de Goiás, confirmou nesta quinta-feira (6) a primeira morte provocada pela variante Ômicron do novo coronavírus no Brasil.

A vítima é um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Ele havia recebido as três doses da vacina e estava internado em um hospital particular. 

A infecção pela nova cepa foi determinada por meio de sequenciamento genômico. A confirmação da morte ocorre dez dias após a declaração de transmissão comunitária no município.

“Em 12 de dezembro, após investigação epidemiológica, identificamos os primeiros casos suspeitos de contaminação pela ômicron e solicitamos o sequenciamento de suas amostras. A confirmação foi um alerta para todo o estado de Goiás”, informou a superintendente de Vigilância em Saúde da cidade, Daniela Ribeiro.

“Desde então, rastreamos os contatos dessas pacientes e ampliamos o sequenciamento. Em 27 de dezembro confirmamos a transmissão comunitária e agora o primeiro óbito. O que deixa claro: quem procura, acha. Se temos confirmações é porque testamos, investigamos e sequenciamos”, acrescentou.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), lamentou as perdas de “parentes e amigos” ao longo da pandemia, mas defendeu o avanço da vacinação. “Estamos mais fortes e preparados, mas precisamos manter a atenção e as medidas de prevenção”, afirmou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais