Covid-19: governo flexibiliza regra para entrada de pessoas no Brasil

Viajantes podem apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo para entrar no país

Da redação com BandNews TV

O governo federal publicou na última segunda-feira (12) uma portaria no “Diário Oficial da União” que altera as regras para a entrada de pessoas no Brasil devido a pandemia da covid-19. As novas regras foram recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já estão em vigor.

As novas regras deverão ser seguidas por viajantes e empresas aéreas, aquaviárias e terrestres. 

A alteração simplifica a entrada de pessoas no Brasil , que agora podem optar por  apresentar o comprovante de vacinação ou o teste de antígeno ou RT-PCR negativo para entrar no país. 

A Anvisa segue posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ressalta que o protocolo de quarentena e testes contra a covid-19 devem ser revisados para garantir que haja uma flexibilização das normas quando não forem mais necessárias. 

Veja as novas regras 

  • Brasileiros e estrangeiros devem apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19; 
  • Comprovante de realização de teste antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para covid-19, realizado um dia antes do embarque; 
  • Caso a entrada seja via terrestre, os documentos devem ser apresentados no ponto de controle terrestre ou aos responsáveis pelos serviços de transporte rodoviário e ferroviário.

As crianças com menos de 12 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo. Para maiores de 12 anos, a apresentação de algum desses documentos, como estipulado na regra, é obrigatório.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais