Notícias

Covid-19: Otimista com vacinação, secretário prevê carnaval em São Paulo em 2022

Edson Aparecido celebra números da imunização, mas alerta para riscos de novas variantes

Da Redação, com BandNews FM

No que depender das autoridades municiais, a cidade de São Paulo terá carnaval em 2022. A avaliação é do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, reforçando a declaração do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A expectativa é de que 15 milhões de pessoas estejam nas ruas da capital paulista durante a folia.

Em entrevista nesta segunda-feira (4) à rádio BandNews FM, Edson Aparecido diz que todos os moradores terão tomado a terceira dose da vacina contra a Covid-19 até o evento.

“Nós iremos chegar até 15, 16 de outubro com mais de 90% da população vacinada com duas doses – portanto, com a cobertura vacinal completa. Até o início do ano, até a realização do carnaval, seguramente boa parte, quase que a totalidade da população terá a dose de reforço”, disse.

No entanto, de acordo com o secretário, a Prefeitura paulistana está em alerta caso uma nova variante, por exemplo, mude os dados da pandemia na cidade.

“Hoje a gente tem uma situação obviamente sob controle. Mas como disse o prefeito, nós estamos falando de uma doença que é desconhecida. Eventualmente, algum tipo de variante pode impactar no momento da realização do carnaval”, acrescentou.

Vacinação

Nesta segunda, a cidade de São Paulo começou a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para todos os idosos e profissionais de saúde. Ao sair de casa tenha em mãos documento de identidade, certificado do esquema vacinal completo e comprovante de endereço. 

O secretário avisou ainda que, para receber o reforço, é preciso ter tomado as duas doses ou a dose única há pelo menos seis meses.

“Estamos aplicando a dose de reforço em todas as nossas unidades”, disse Aparecido, ciente do grande contingente que aguarda a dose de reforço. “O cálculo que a gente faz de quem tomou (a segunda dose) há seis meses são 49 mil idosos e 225 mil profissionais de saúde.”

A Prefeitura de São Paulo também retomou hoje 100% dos atendimentos presenciais para consultas, exames e outros procedimentos médicos. O retorno foi motivado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, explicou Aparecido.

No momento, 81,7% da população adulta da cidade já tomou as duas doses ou a dose única da vacina. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 97,5% receberam ao menos a primeira dose na capital paulista.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais