Notícias

Covid-19: Queiroga confirma dois casos da variante “Deltacron” no Brasil

Autoridades da OMS já monitoram os casos da cepa que combina características genéticas das variantes Ômicron e Delta

Da redação com Agência Brasil

Ministro Marcelo Queiroga diz que governo monitora casos da Deltacron Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro Marcelo Queiroga diz que governo monitora casos da Deltacron
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Informações do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, nesta terça-feira, 15, apontam o registro de dois casos de covid-19 com a variante “deltacron”. A nova cepa combina características genéticas da Ômicron e Delta, e já é acompanhada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início do mês, quando houve os primeiros registros na França.

“Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá e outro no Pará”, disse o ministro a jornalistas, ao chegar à sede do ministério.

Segundo Queiroga, num contexto de pandemia, ocasião em que um vírus se espalha com maior facilidade, as probabilidades de ele sofrer mutações aumentam. Para o ministro, isso demonstra a importância da população se vacinar.

“Esta variante [a Deltacron] é considerada de importância e requer o monitoramento”, acrescentou Queiroga. Ele assegurou que, mesmo com a desaceleração do surgimento de novos casos de covid-19 em todo o país, as autoridades sanitárias devem continuar vigilantes.

A primeira evidência mais sólida de um vírus recombinante Delta e Ômicron foi compartilhada pelo Instituto Pasteur, da França. Eles fizeram o sequenciamento genético completo do vírus para o GISAID, um banco de dados internacional que centraliza as sequências genéticas de todas as variantes do coronavírus.

“Tudo o que acontece nos outros países, nós observamos. Monitoramos todos os casos, e isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil – [fruto] dos fortes investimentos que o governo federal fez após a pandemia”, acrescentou o ministro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais