Covid-19: Rio não vai aplicar 1ª dose da vacina nesta quarta (11)

Doses só vão chegar durante a madrugada e a distribuição será comprometida

Da Redação, com BandNews FM

Rio só voltará a aplicar primeira dose na quinta-feira Divulgação/Governo de São Paulo
Rio só voltará a aplicar primeira dose na quinta-feira
Divulgação/Governo de São Paulo

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi suspensa no município do Rio. A informação foi publicada na Internet pelo prefeito Eduardo Paes. Segundo ele, a remessa de imunizantes que estava prevista para chegar nesta terça-feira (10), só deve chegar nesta quarta (11). Se isso acontecer, o calendário já pode ser retomado na quinta-feira (12). 

Na publicação, o prefeito ainda critica a demora do repasse pelo Governo Federal, já que parte dos imunizantes já estava disponível desde o dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 416 mil vacinas serão destinadas ao estado do Rio nos próximos dias.

Apesar da suspensão da vacinação para quem tem 24 anos, a Prefeitura disse que adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos poderão receber a primeira dose. A segunda dose também está mantida nos postos normalmente.

O retorno do calendário de vacinação é essencial para que a Prefeitura do Rio siga o plano de retomada anunciado para a cidade, onde prevê que, em setembro, os estádios e locais fechados vão poder liberar metade da capacidade para o público, com uso de máscaras e duas doses da vacina recebidas. Em outubro, a liberação subiria para 100%, e em novembro, o uso de máscara só seria obrigatório em transporte público e nos estabelecimentos de saúde.

Apesar da recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 do Rio para a adoção de um plano mais conservador, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, afirma que a prefeitura não deve impor mais restrições na cidade.

A Secretaria de Estado de Saúde estima que cerca de 180 mil pessoas estejam com a segunda dose atrasada, sendo 80 mil pessoas somente na capital fluminense.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais