Notícias

Covid-19: SP espera mais vacinas para poder antecipar calendário

'Não podemos criar uma expectativa e frustrá-la', diz o secretário Jean Gorinchteyn

Da Redação, com BandNews FM

O governo de São Paulo informou que a antecipação do calendário de vacinação depende da chegada de novas doses ao estado.

No dia 13 de junho, o governador João Doria (PSDB) antecipou em um mês a previsão para que todos os adultos sejam imunizados em São Paulo.

De acordo com a previsão do estado, toda a população acima de 18 anos vai ter recebido a primeira dose da vacina até o dia 15 de setembro.

Em entrevista nesta segunda-feira (21) à rádio BandNews FM, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que o governo não pode causar uma expectativa na população e não cumpri-la futuramente.

“Acho que temos que ir por partes. Para essa antecipação, vamos precisar de muito mais vacinas. Nós queremos vacinas. Se essas vacinas estiverem disponíveis, será possível (antecipar)”, disse.

“Nós faremos, agora no mês de junho, uma antecipação importante. São 7,45 milhões pessoas, que estarão na faixa de 40 a 59 anos que estarão sendo imunizadas. O que nós não podemos fazer é criar uma expectativa e frustrá-la, especialmente em um momento como esse em que tomar a vacina é, não apenas a sensação, mas é a proteção, é a segurança, contra a Covid”, completou.

A partir de quarta-feira (23), pessoas entre 43 e 49 anos estão autorizadas a se vacinar no estado. Em alguns municípios, como na capital paulista, é feito o escalonamento de acordo com a idade.

Para verificar a data exata do dia da aplicação, o paulista deve entrar no site da prefeitura da cidade onde mora.

Em algumas cidades, o ritmo de vacinação está mais acelerado do que em outras.

Isso porque os profissionais de saúde usam seringas mais precisas, conseguindo assim aproveitar o líquido excedente dos frascos, que vêm geralmente com uma dose extra para evitar perdas.

O secretário Jean Gorinchteyn ressaltou que o importante é que a quantidade exata de doses de cada frasco seja aplicada.

O estado de São Paulo registrou mais de 3,5 milhões de casos de Covid-19 e 121 mil mortes por causa da doença.

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19

Mais notícias

Carregar mais