Cratera gigante conhecida como voçoroca “engole” casa em cidade do Maranhão

Em nota enviada à Band, Corpo de Bombeiros informou que residência estava desocupada quando desabou e que outro imóvel já foi evacuado

Por Édrian Santos

Cratera gigante conhecida como voçoroca “engole” casa em cidade do Maranhão
Casa desaba devido ao avanço da voçoroca em cidade do Maranhão
Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma casa desocupada foi “engolida” pelo avanço de uma voçoroca que ameaça a população da cidade de Buriticupu, no interior do Maranhão. Em nota enviada à Band, o Corpo de Bombeiros informou que o incidente da última terça-feira (9) não deixou feridos.

Um posto avançado do Corpo de Bombeiros atuou para a retirada de moradores de uma casa vizinha a que desabou, como medida de segurança. O segundo imóvel teve a estrutura afetada e corre risco de ser “engolido”.

A região atingida pela erosão foi sinalizada e está interditada, diz a nota da corporação militar. Mais de 20 crateras foram registradas na cidade.

O Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional já reconheceu o estado de calamidade pública em Buriticupu devido às erosões, cujas crateras podem atingir 600 metros de extensão e até 70 metros de profundidade.

Conhecido como voçoroca, o fenômeno geológico surge como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Quando a erosão se encontra com o lençol freático, a intensidade aumenta. O desmatamento e a má ocupação do solo também contribuem.

De origem tupi-guarani, o termo “voçoroca” ou “boçoroca” significa terra rasgada.

Leia a nota do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que na noite de terça-feira (9) um imóvel desocupado, desabou em função do avanço de uma voçoroca no município de Buriticupu. Não houve feridos.

Os Bombeiros, do Posto Avançado instalado no município, também resgataram moradores e retiraram seus pertences pessoais, em um imóvel vizinho que teve parte da estrutura afetada e está em risco de desabamento. Após a retirada, o local foi sinalizado e isolado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais