Notícias

Criador do 1º satélite brasileiro no espaço revela: "foram 7 meses sem dormir"

O satélite serve para demonstrar que o Brasil tem essa tecnologia, com o intuito de realizar contratos futuros

Da Redação, com Bandnews 16/01/2022 • 17:47

Calvin Trubiene é CEO da Pion Labs e participou da criação do primeiro satélite 100% brasileiro que foi lançado ao espaço. Em entrevista à Bandnews, ele contou que o desenvolvimento do projeto foi rápido, mas cansativo.

"Foram 7 meses sem dormir. Fizemos um desenvolvimento rápido, ágil, em uma startup muito pequena. Usamos todos recursos em estoque e é o primeiro satélite 100% privado desenvolvido no Brasil", destacou Calvin.  

Ele também explicou que o satélite serve para demonstrar que o Brasil tem essa tecnologia, com o intuito de realizar contratos futuros. O objetivo da empresa futuramente é lançar uma "constelação de satélites".

Antes disso, a empresa trabalha pra que o satélite consiga se comunicar com a Terra. Ele chegou ao espaço em um foguete da SpaceX e ainda está em uma fase de transição.

"Ele está em uma fase de condicionamento, que é uma fase complexa, porque todos satélites que foram juntos estão tentando transmitir. Demora um pouco. a gente espera pelas duas próximas semanas alguma resposta do satelite. E todos os dados serão abertos ao público", explicou Calvin.