Crianças repatriados da Faixa de Gaza brincam com servidores do Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira (14). O grupo de brasileiros chegou ao Brasil na noite desta segunda-feira (13) e está no alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília.
“As crianças estão brincando com o apoio do pessoal do Ministério da Saúde. Que maravilhosa”, disse o palestino-brasileiro Hasan Rabee. “Pela primeira vez (desde o início do conflito) nós dormíamos bem”, completou.
Os brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza chegaram no final da noite desta segunda, no avião VC-2, cedido pela presidência da República. O voo com os 32 resgatados pousou às 23h24 na Base Aérea. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o grupo nesse retorno ao Brasil.
O grupo de 32 pessoas ficará hospedado por, pelo menos, mais uma noite no Hotel de Trânsito de Oficiais, na Base Aérea de Brasília, onde eles receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
Depois desse período, o grupo vai se dividir Brasil afora. Cerca de 24 pessoas irão para São Paulo, sendo que 12 ficarão na casa de parentes e outros 12 em um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior do estado. Quatro ficarão em Brasília, dois seguirão para Florianópolis, em Santa Catarina, um irá para Cuiabá, no Mato Grosso, e outro para Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.