“Debate de 2022 foi o mais completo da história", diz Fernando Mitre

Diretor nacional de jornalismo da Band lança livro sobre os debates nessa quinta-feira (26), em São Paulo

Da redação

Em entrevista ao programa “Entre Nós”, da BandNews FM, o diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Fernando Mitre, contou bastidores dos encontros entre os candidatos nos debates que realizou na Band. Mitre falou do primeiro, em 1989, momento decisivo na vida política do país. Para o jornalista o encontro foi fundamental na consolidação da democracia no Brasil. 

“Esse talvez seja o grande momento da minha emoção profissional e acho que foi um dos grandes momentos da história recente do Brasil. Aquilo ali se configurou que a democracia estava se consolidando. Você olhava para aquele palco, você via um candidato do partido comunista, um candidato da UDR, representando os produtores rurais, um social democrata típico, um liberal típico e um líder trabalhista, tentando inovar na política trabalhista do Brasil. Um vice-presidente do governo militar… Tinha tudo ali!

Uma coisa muito interessante, naquele estúdio, foi que vi o seguinte: muito colega meu estava, na verdade, com uma função dupla. Uma era cobrir o evento jornalístico, outro era comemorar a possibilidade de cobrir aquele evento. Por que nós ficamos 20 anos sem aquilo, então perseguidos políticos voltaram. Muitos políticos vinham do exílio… Foi uma emoção cívica total”, detalhou o jornalista. 

E do primeiro, Mitre também falou do último evento que realizou: o debate de 2022. Em mais um momento em que o país se via em um momento decisivo, o encontro dos presidenciáveis na Band foi, além de inovador, um ponto fundamental na escolha dos brasileiros em um dos pleitos mais disputados da nossa história. 

“Eu acho que o debate de 2022 foi tecnicamente o melhor, o mais completo! Por que ele teve a vantagem de poder trabalhar com a experiência dos últimos 38 anos, tinha a estrada, tinha Know how. 

Eu fiz alguns debates muito ruins. Eu reconheço quanto aqui no livro. Errei em algumas regras. Acertei outras, só que o debate de 2022 ele é completo. Eu não digo perfeito porque isso não existe, mas ele é muito correto. Ele é muito preciso. Estou falando do segundo turno. Ele dá aos dois candidatos, os 2 finalistas, a oportunidade e a obrigação de se mostrar. Com aquelas regras, eles se apresentam de corpo inteiro com a alma à frente. Não tem como fugir disso. E outra coisa, eles se apresentam individualmente, mas também em relação ao adversário.

Fica tudo ali, muito claro, porque é difícil mentir na televisão, mentir para o telespectador é difícil. Então ali, o que eu observei, vendo aquele debate é que chegamos a um ponto ótimo. Que ainda pode melhorar um pouquinho, mas aí é um detalhe. Eu acho que não tem mais possibilidade de se fazer um debate no Brasil sem levar em consideração esse debate da Band 2022”, afirmou. 

Lançamento do Livro

O lançamento do livro acontecerá no Teatro Áureo Cruz (Avenida da Liberdade, 928), às 18h. A lotação do espaço está sujeita a 400 assentos.

Além da cerimônia de abertura, às 19h, a ser realizada pela presidente do CPP, a professora Loretana Paolieri Pancera, o evento terá uma breve apresentação do Mitre. 

Na sequência, haverá uma mesa de debates com a professora Loretana, o cientista político Fernando Schüler e os jornalistas Luis Nassif, José Nêumanne Pinto e Sérgio Dávila, com mediação do também jornalista Boris Casoy. A partir das 20h, o autor realizará uma sessão de autógrafos e fotos.

Sobre o autor

Fernando Mitre iniciou a carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde, onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, onde se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.

Serviço

  • Data: 26 de outubro de 2023
  • Horário: a partir das 18h
  • Local: Teatro Áureo Cruz, Sede Central do Centro do Professorado Paulista/CPP (sujeito à lotação de 400 lugares)
  • Endereço: Avenida da Liberdade, 928 (perto da estação São Joaquim do Metrô e com estacionamento na Rua Barão de Ijuí, 175), Liberdade - São Paulo/SP

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais