Notícias

Decreto que dispensa uso obrigatório de máscaras em áreas públicas da cidade do RJ vai ser publicado amanhã

A medida já entra em vigor a partir desta segunda-feira (25) na capital fluminense, mas o uso do protetor facial ainda será exigido

Agatha Meirelles, da BandNews FM 24/10/2021 • 12:25 - Atualizado em 24/10/2021 • 13:45
Decreto que dispensa uso obrigatório de máscaras em áreas públicas da cidade do RJ vai ser publicado amanhã
Decreto que dispensa uso obrigatório de máscaras em áreas públicas da cidade do RJ vai ser publicado amanhã
Unsplash

O decreto que dispensa o uso obrigatório de máscaras em áreas públicas na cidade do Rio de Janeiro será publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (25). Dessa maneira, a medida já entra em vigor a partir de amanhã, mas o uso ainda segue obrigatório, pois depende de um decreto estadual para liberação total. 

A informação foi confirmada pelo secretário municipal da Saúde, Daniel Soranz, em entrevista à BandNews FM neste domingo (24) para os apresentadores Agatha Meirelles e Fábio França. 

Soranz confirmou que o decreto será publicado nesta segunda-feira (25), permitindo que as pessoas circulem em áreas abertas sem máscaras e reabrindo pistas de dança com até 50% da capacidade total.

"Vivemos hoje o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia na cidade do Rio de Janeiro. Quando a gente completou 50% de toda população vacinada, tivemos a primeira etapa da retomada. Nesta segunda, a gente alcança 65%", explicou.

Segundo o secretário, 180 pessoas estão internadas com Covid-19 no Rio de Janeiro, índice que apresenta queda nas últimas oito semanas. “Gradativamente a taxa de transmissão vem reduzindo e já é a menor desde março de 2020”, disse. 

O que muda afinal?

A liberação vai ser publicada para a capital fluminense, porém a regra que vale é o decreto estadual. “Sempre vale a regra mais restritiva, então se o estado não acha que é o momento de liberar mantém a regra do estado. Em relação a utilização de máscaras a gente tem que esperar o novo decreto da Secretaria de Estado", disse.  

Soranz disse que a definição deve sair já nesta próxima semana e que está mantendo conversa com as autoridades estaduais. “Nossos comitês científicos e técnicos se falam e eles vão reavaliar [os números] e devem apresentar uma definição e um novo decreto nesta semana", disse. 

“Ainda de acordo com o decreto estadual é necessário a utilização de mascaras tanto em lugares abertos quanto fechados. Temos que aguardar a publicação do decreto para alinhar a situação para que após isso as pessoas possam sair sem máscaras”, explicou.

Quando questionado se a decisão não poderia causar confusão no cidadão que é morador da capital fluminense, Soranz disse: “A gente está sendo bem objetivo que vale a medida mais restritiva. Pela prefeitura não há mais a necessidade da obrigatoriedade da utilização de máscara mas há um decreto estadual e ele precisa ser respeitado”. 

Provável data da liberação do uso de máscaras

“A expectativa é que isso aconteça no dia 15 de novembro, quando a gente alcance 75% da população geral vacinada e 90% da população adulta. A gente ainda mantêm a utilização em transporte público e unidades hospitalares”, disse Soranz.

Passaporte da vacina

“É obrigatório em lugares fechados é necessário que as pessoas apresentem o passaporte vacinal. Só podem entrar nesses locais quem tiver vacinado com uma dose, os menos de 30, e duas doses os com mais de 30 anos”, explicou o secretário.