Notícias

Deputado governista chama Bolsonaro de Trump pé de chinelo e fala em doença mental grave

Fausto Pinato criticou discurso do presidente que atacava a China

Da redação com Rádio Bandeirantes

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado federal Fausto Pinato, soltou uma nota criticando declarações de Bolsonaro que insinuaram que o vírus poderia ter sido criado em laboratório para favorecer a China.

"A meu ver, não se trata de uma pessoa irresponsável, desequilibrada e sem noção de mundo. Na verdade, pode tratar-se de uma grave doença mental que faz o nosso presidente confundir realidade com ficção", escreveu ele.

Pode tratar-se de uma grave doença mental que faz o nosso presidente confundir realidade com ficção

Durante discurso no Palácio do Planalto, na quarta-feira (5), o presidente falou em possível guerra bacteriológica: "Ninguém sabe se de laboratório ou nasceu porque algum humano comeu animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem que a guerra é química, bacteriológica e radiológica. Será que estamos enfrentando nova guerra? Qual país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês".

Os militares sabem que a guerra é química, bacteriológica e radiológica. Será que estamos enfrentando nova guerra? Qual país que mais cresceu seu PIB?

Em entrevista à Rádio Bandeirantes na manhã desta quinta-feira (6), o deputado Fausto Pinato (PP-SP), partido da base governista, reforçou os ataques a Bolsonaro: "O Bolsonaro está plagiando demais da conta o fanfarrão Trump. Nós temos o Trump pé de chinelo, ele junto com os filhos".

Pinato exaltou a parceria com a China e lembrou que 85% da vacina que está sendo aplicada na população brasileira é chinesa e 60% dos insumos também.

O deputado acredita que a piora na relação com o país asiático pode interferir no comércio exterior dos produtos brasileiros. "Dentro de dois ou três anos nós vamos sentir fortemente no agro porque os chineses não aceitam uma relação tão instável, perturbada e acima de tudo desrespeitosa", explicou ele.

Estamos sendo levados ao fundo do poço. É um Titanic e o Bolsonaro pedindo para a turma tocar violino

O parlamentar ainda reclamou do silêncio dos colegas em relação ao comportamento do presidente: "Perdi a fé no Bolsonaro. Votei nele e me sinto enganado (...) Estamos sendo levados ao fundo do poço. É um Titanic e o Bolsonaro pedindo para a turma tocar violino".

Por último, Pinato citou a indicação de membros do Centrão para cargos. "A tolerância vai até quando o centro, por exemplo, querendo tirar vantagem, vários cargos sendo nomeados e é bom a gente repetir aqui que o Bolsonaro não aceitava barganha e hoje até nomeou ministro do Centrão (...) Resta saber até quando o Centrão vai ter paciência com um presidente que não cumpre a palavra", concluiu ele.

Tópicos relacionados

  • Covid-19
  • Política

Mais notícias

Carregar mais