Notícias

Desembargadores do TRT e advogados ligados à Witzel são alvos de operação da PF

Desembargadores do TRT e advogados ligados à Witzel são alvos de operação da PF

Da Redação, com BandNews FM e Bora Brasil

Desembargadores do TRT e advogados ligados à Witzel são alvos de operação da PF Marcus Sadok/Band TV
Desembargadores do TRT e advogados ligados à Witzel são alvos de operação da PF
Marcus Sadok/Band TV

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão em diversos endereços da zona sul do Rio de Janeiro e no Tribunal Regional do Trabalho para cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão contra investigados por fraudes na saúde no governo Wilson Witzel. Entre os alvos estão desembargadores do TRT e advogados ligados ao governador afastado. As informações são do Marcus Sadok, da BandNews FM no Bora Brasil

As ordens judiciais da Operação Mais Valia foram determinadas pela ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi. A magistrada é a relatora de uma nova frente de investigação instaurada a partir do desmembramento de outros casos em curso no STJ.

A investigação apura o pagamento de vantagens indevidas a magistrados que, em contrapartida, teriam beneficiado integrantes do esquema criminoso. As medidas cautelares, cumpridas no Rio de Janeiro, decorreram de provas apontando para a prática de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Desde o ano passado, a Procuradoria-Geral da República investiga a existência de esquemas criminosos com a participação do Witzel. Ao todo, já foram apresentadas três denúncias ao STJ contra o governador afastado, a esposa, Helena Witzel, e outros envolvidos nos crimes já apurados. Entre os casos investigados estão desvios de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia.

Wilson Witzel foi afastado do cargo em agosto do ano passado, por ordem do ministro Benedito Gonçalves, relator do inquérito principal contra ele. Em setembro, a ordem foi referendada pela Corte Especial do STJ. A primeira denúncia oferecida contra o governador já foi recebida por unanimidade pelos ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça.

Mais notícias

Carregar mais