Notícias

Vídeo: deslizamento de pedras atinge lanchas na região dos cânions em Capitólio

Há registro de ao menos 32 feridos

da Redação com BandNews TV 08/01/2022 • 13:47 - Atualizado em 09/01/2022 • 15:30

Quatro lanchas foram atingidas por um deslizamento de pedras causado por uma “tromba d'água” na região dos cânions no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais, neste sábado (8). As embarcações levavam turistas.

A Marinha do Brasil informou, em nota, que deslocou equipes de busca e salvamento para prestar apoio às tripulações e auxiliar no transporte de feridos. Afirmou ainda que um inquérito será instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.

Em entrevista à BandNews TV, o engenheiro geotécnico Paulo Afonso explicou que este tipo de fenômeno costuma ser raro.

“A queda de grandes paredões verticais é relativamente rara, não é tão comum. Os cânions se formaram em milhões de anos geológicos por erosão das partes mais fracas das rochas. Quem sobra, em termos mais práticos, são as partes resistentes. Elas raramente caem”, disse. 

“Defesa Civil, entidades e profissionais precisam vistoriar agora o restante da região. A primeira providência é interditar e começar a vistoriar para ver se pode haver, no mesmo lugar, outros blocos que possam cair e provocar mais acidentes”, completou. 

Alerta da Defesa Civil

Durante a manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido alerta para chuvas fortes e recomendou que as cachoeiras fossem evitadas. 

“Chuvas intensas na região com possibilidade de ocorrência de Cabeça D'água nos municípios de Capitólio, São João Batista do Glória e São José da Barra. Evite cachoeiras no período de chuvas. Em emergências ligue 199 ou 193”, publicou nas redes sociais. 

Chuvas em MG

O estado de Minas Gerais tem sido atingido por grandes quantidades de chuva nas últimas semanas. Até o momento, 132 cidades estão em situação de emergência. Há 13.350 pessoas desalojadas e mais de 3 mil desabrigadas. Outras 26 morreram nos alagamentos.

Mais cedo, neste sábado (8), uma barragem transbordou e um mar de lama atingiu a BR-040, na divisa das cidades de Brumadinho e Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os bombeiros seguem realizando o trabalho de limpeza.