Notícias

Deslizamento de terra mata 8 pessoas em Manaus; 4 vítimas são crianças

Corpo de Bombeiros segue no local, mas não há informações de desaparecidos. O prefeito de Manaus, David Miranda, deve se encontrar com o presidente Lula (PT) e pedir investimentos

Da Redação

Após fortes chuvas, um deslizamento de terra no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, na noite deste domingo (12) deixou pelo menos oito pessoas mortas. Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas, quatro são adultos e outros quatro são crianças. 

Em entrevista ao Bora Brasil, o comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Coronel Muniz, informou que desde o início das chuvas intensas em Manaus, o órgão monitorou alguns pontos da cidade e afirmou que a área onde houve o deslizamento de terra é uma área de risco. 

Segundo ele, pelo menos sete residências foram soterradas no deslizamento. “O trabalho continua, nós fizemos uma investigação no entorno do acidente para entender se havia vítimas desaparecidas. Neste momento, não há reclamação de vítimas desaparecidas, mas as informações ainda são truncadas. Tem pessoas que falam que há uma residência com supostas crianças. Então, as nossas equipes continuarão nos trabalhos até que toda a lama, todo o entulho que desceu morro abaixo seja removido e nós tenhamos a certeza de que não há mais pessoas no local”.  

“É um trabalho difícil, a lama é muito densa, você tem que andar com muito cuidado, senão acaba submergindo naquela lama que está muito mole ainda. Então, é um trabalho que já conseguimos chegar porque é uma área de muito díficil acesso”, acrescentou o Comandante Muniz, do Corpo de Bombeiros do Amazonas. 

O Comandante Muniz diz ao Bora Brasil que não é descartado o encontro de pessoas com vida, mesmo considerando que as possibilidades são pequenas. Ele pontuou que o Corpo de Bombeiros já está utilizando máquinas para entender se há, realmente, desaparecidos e efetuar a limpeza da área. 

Trabalho preventivo 

Muniz informou que a Defesa Civil do Amazonas e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiram alertas e deixou as equipes de socorro local em alerta. 

“O céu de Manaus está bastante nublado, mas a previsão é que caia uma chuva em bem menor volume do que ontem. Todas as áreas da cidade de Manaus estão sendo mapeadas, inclusive fazendo um trabalho de alerta às pessoas para que elas não esperem o acidente acontecer para entender que ela está em uma situação de perigo. Então, se começar a chover uma chuva prolongada e volumosa, você já deve sair da sua residência e procurar abrigo em um prédio público, ginásio ou um local que não coloque em risco a sua vida”, reforçou. 

Investimento

O prefeito de Manaus, David Almeida, que acompanha o trabalho de buscas, deve encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (14) e vai pedir mais investimentos para acabar com moradias em áreas de risco. 

“Nós temos mais de 1 mil áreas como essas em Manaus, dessas um mil áreas, 62 são de alto risco como essa aqui (bairro Jorge Teixeira). Buscamos mais investimentos para poder investir nessas áreas e dar uma moradia digna para essas pessoas”. 

Apoio federal 

Informações apuradas pela jornalista Gabbriela Veras, da Band Brasília, a Defesa Civil Nacional já está em contato com as autoridades de Manaus pra entender a situação e pra saber como poderá auxiliar nos trabalhos de busca para priorizar o que precisa ser feito de imediato e fazer um balanço de ações emergenciais para destinação de recursos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais