Notícias

Desmentido pelo TCU, Bolsonaro admite erro, mas insiste em supernotificação de mortes por covid

Fala sobre suposto relatório, compartilhada por apoiadores, foi desmentida no mesmo dia pelo tribunal

Da Redação, Com BandNews TV

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta terça-feira (8) que errou quando afirmou existir um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que dizia que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil, na verdade, tiveram outras causas. Porém, em conversa com apoiadores, o presidente insistiu que houve supernotificação de óbitos e disse que vai investigar. 

“O TCU está certo. Eu errei quando falei tabela. O certo é acórdão. O que acontece? Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados levava-se em conta alguns critérios. O mais importante era a incidência de covid e o próprio TCU dizia que essa lei complementar poderia incentivar uma prática não desejável da supernotificação de covid para aquele estado ter mais recurso. A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU. Então o TCU acertou em falar que a tabela não é deles. Se vocês olharem a tabela de mortes de 2015 para cá, ano após ano, sobe o número de mortes em relação ao anterior. Se você tirar o número de mortes por covid o ano passado, são mais ou menos 200 mil. De 2019 para 2020, não teríamos um crescimento no número de mortes, teria um decréscimo. Então isso leva a um indício enorme no sentido que de houve sim supernotificação pela prática indesejada apontada por acórdão do TCU”, explicou Bolsonaro. 

A declaração sobre o suposto relatório do TCU, dada na última segunda (7), foi desmentida no mesmo dia pelo tribunal ,que reforçou ser falso o relatório intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados pela Covid-19 no Brasil”, compartilhado nas redes sociais por apoiadores do presidente.

Ainda assim, Bolsonaro seguiu defendendo que há indícios de suposto inflamento no número de mortes por coronavírus, e que o artifício seria mais uma justificativa de governadores para se justificar lockdowns e medidas de restrição social durante a pandemia, além do aumento de verbas federais para combater a doença. E disse que fará uma investigação acionando a Controladoria-Geral da União. 

“Nós vamos para cima exatamente para apurar quais estados fizeram supernotificação em busca de mais dinheiro”, garantiu. 

Tópicos relacionados

  • Jair Bolsonaro
  • Covid-19
  • Política

Mais notícias

Carregar mais