Deve chover em pelo menos 7 capitais durante o jogo de hoje do Brasil na Copa

Segundo o Inmet, todos os estados apresentam algum risco devido às chuvas, entre “perigo potencial”, “perigo” e “grande perigo”

Por Édrian Santos

Torcedores de algumas capitais podem enfrentar chuva na hora do jogo do Brasil Rovena Rosa/Agência Brasil
Torcedores de algumas capitais podem enfrentar chuva na hora do jogo do Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil

Há previsão de chuva na maior parte do Brasil nesta sexta-feira (2), dia em que o Brasil enfrenta Camarões pela Copa do Mundo do Catar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados apresentam algum risco devido às chuvas, entre “perigo potencial”, “perigo” e “grande perigo”.

As regiões mais afetadas são o Norte do Espírito Santo, Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais, onde há alerta vermelho, ou seja, “grande perigo”. O Inmet prevê, inclusive, a possibilidade de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas”.

São Paulo, Belo Horizonte e Vitória

No horário do jogo da Seleção Brasileira, a chuva pode atingir algumas capitais, segundo a plataforma de previsão do tempo “The Weather Channel”. São Paulo, por exemplo, terá precipitações leves a partir das 16h.

“O calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Podem ocorrer pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores”, informa o boletim do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE).

Belo Horizonte é outra capital do Sudeste que deve sofrer com tempestades. A escala de chuvas na cidade, no horário do jogo do Brasil, varia de leve à moderada. Inclusive, as chances de precipitações são altas, 96%.

Já em Vitória, o The Weather Channel prevê 100% de chances de tempestades a partir das 16h, que variação vai de leve à moderada no período.

Curitiba

Em Curitiba, as chuvas começam leves, às 16h, mas podem mudar para a escala moderada até às 17h. Vale lembrar que o Paraná sofre com tempestades há alguns dias, responsáveis por um deslizamento em rodovia de Guaratuba, onde duas pessoas morreram e várias estão desaparecidas.

Belém e Porto Velho

As chuvas também podem chegar a Belém no horário do jogo, mas de forma leve. Às 14h, as chances de precipitação são de 80%, mas reduz por volta das 16h (59%), período em que são previstas tempestades esparsas.

Ainda no Norte, em Porto Velho, capital de Rondônia, há 70% de haver tempestades por volta das 16h. As chuvas estarão entre moderadas e fortes e devem preocupar os torcedores que estarão fora de casa.

Goiânia

Há possibilidade de chuva leve e/ou moderada em Goiânia pouco antes das 16h até às 17h. Nesse horário, as chances de tempestades esparsas são de 59% e reduzem a 49% até às 18h.

Nas outras capitais do Centro-Oeste, a previsão de chuva quando o Brasil começa a jogar é baixa. O mesmo indicativo serve para todas as nove capitais do Nordeste, onde o interior da região é mais atingido pelas chuvas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais