Notícias

Dia da Consciência Negra: entenda a origem do feriado

Data foi escolhida por coincidir com morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares

Da redação

Celebramos no dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negr Fernando Frazão/Agência Brasil
Celebramos no dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negr
Fernando Frazão/Agência Brasil

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro. Símbolo da luta do movimento negro no país, o dia foi escolhido por coincidir com a data em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em 1695.

Formado em grande parte por escravos fugidos de engenhos, o Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro espaço de resistência dos negros à escravidão na época do Brasil colonial.

O quilombo, que ficava em território que hoje pertence ao estado de Alagoas, foi invadido e destruído por uma expedição bandeirante em 1694. Zumbi foi capturado no ano seguinte, quando foi morto e decapitado.

Vídeo: Consciência Negra: 5 filmes para refletir sobre o racismo

Além de lembrar a história de luta de Zumbi, o dia 20 de novembro é marcado por atividades que celebram a cultura negra e questionam a herança escravagista e o racismo na sociedade brasileira.

A data foi oficializada por uma lei sancionada em 2011, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. 

Apesar de ter sido instituído por lei federal, o Dia Nacional da Consciência Negra não é feriado nacional. Portanto, fica a critério de cidades e estados a decisão por decretar feriado nesta data.

Vídeo: Racismo: 1000 casos são registrados por ano

Hoje, cinco estados e mais de mil municípios consideram a data como feriado. Entre eles, estão a capital paulista e todas as cidades do Rio de Janeiro.

No Congresso, há discussões sobre a transformação do dia 20 de novembro em feriado nacional. Um projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, propõe que a data seja oficializada como feriado nacional.

Vídeo: Racismo afeta saúde física de crianças

Mais notícias

Carregar mais