Notícias

Dia de São Patrício: saiba como é comemorado e veja fotos da celebração de 2023

O Saint Patrick's Day, como é conhecido nos países em que é tradicional, celebra o santo da Irlanda; confira imagens da comemoração pelo mundo

Da redação

O Dia de São Patrício - Saint Patrick's Day, em inglês - é a data que homenageia São Patrício, padroeiro da Irlanda. Também chamado de Paddy's Day, a comemoração acontece todo 17 de março, dia da morte do santo.  

As celebrações são realizadas principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Na Irlanda, o dia é feriado nacional. Em Dublin, capital irlandesa, um festiva tradicional enche as ruas - veja no vídeo acima.

De acordo com a Enciclopédia Britannica, foram imigrantes irlandeses, principalmente nos EUA, que desvincularam a celebração da religião e transformaram em uma reverência ao país.

No país norte-americano, cidades com grande número de irlandeses realizam as maiores celebrações O primeiro desfile de rua por conta de São Patrício aconteceu em 1737, em Boston.  

Em 1762, foi a vez de Nova York - abaixo, confira fotos da celebração de 2023 na cidade. Desde 1962, Chicago tinge o rio de mesmo nome da cidade para marcar a festa.

Uma curiosidade é que, inicialmente, azul era a cor tradicionalmente associada à data. Mais recentemente, entre outros símbolos, o verde foi adotado. Vestir roupas da cor é um costume comum do dia.

São Patrício é protetor de quê?

Um dos santos católicos mais antigos, São Patrício é mais conhecido por ser padroeiro da Irlanda. Nascido na Grã-Bretanha na época do domínio romano, no final do século IV, ele foi sequestrado aos 16 anos e levado para território irlandês como escravo.

Ele escapou da escravidão, mas retornou ao país em 432, para converter os irlandeses ao Cristianismo. Até a sua morte, em 17 de março de 461, Patrício construiu monastérios, igrejas e escolas.

Existem muitas lendas em torno do santo. Em uma delas, São Patrício usava o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade: pai, filho e Espírito Santo.  

Outra conta que ele levou as cobras que existiam na Irlanda para fora do país. O Museu Nacional da Irlanda, no entanto, aponta que possivelmente nunca existiram cobras na ilha.  

A princípio, a comemoração do dia da morte do padroeiro era somente religiosa. Hoje, na Irlanda, a data continua sendo uma solenidade católica e um dia para se guardar para a missa.

Mais recentemente, se tornou também uma data cultural e turística, que celebra também a Irlanda e não somente o santo.

Por que se usa verde no Dia de São Patrício?

A cor tradicional da data, na verdade, era o azul. O verde se popularizou por conta dos imigrantes irlandeses nos Estados Unidos, como um lembrete nacionalista: as cores da bandeira da Irlanda são verde, branco e laranja.

Tem também uma explicação folclórica para o uso do verde, que também surgiu nos EUA. Acredita-se que a cor tornaria quem usa invisível aos leprechauns, criaturas zombeteiras que tem a forma de um homem muito pequeno com barba.

Quais são os símbolos do Dia de São Patrício?

Além do verde, o trevo de três folhas é um dos símbolos da data. O motivo pelo qual a planta é uma representação do dia - e da Irlanda - está ligada à lenda de que São Patrício usava a folha para explicar a Santíssima Trindade católica.

De comidas tradicionais, uma carne curada chamada corned beef e repolho são associados com o dia. Cerveja pintada de verde também virou comum. Veja aqui receitas típicas do Dia de São Patrício.

Embora alguns desses símbolos tenham sido adotados pelos irlandeses primeiro, essas práticas são mais voltadas ao turismo e ao aspecto comercial da comemoração.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais