Dia do Marinheiro é celebrado em evento no Museu do Ipiranga, em São Paulo

Na cerimônia, foram homenageados personalidades, civis e militares, e instituições com a outorga da ‘Medalha Mérito Tamandaré’

da redação

Em celebração ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 8º Distrito Naval, realizou nesta quarta-feira (4) uma cerimônia cívico-militar no Museu do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. 

Pela segunda vez, o Museu Paulista sediou o evento, que, este ano, contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que presidiu a cerimônia, marcando o início das homenagens à data. 

A cerimônia também contou com as presenças do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, do Comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, e de outras autoridades civis e militares da região. 

Na cerimônia, foram homenageados personalidades, civis e militares, e instituições com a outorga da “Medalha Mérito Tamandaré”. A comenda é concedida a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevante serviço, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. 

Dia do Marinheiro 

O Dia do Marinheiro é celebrado em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, também conhecido como Marquês de Tamandaré, que se destacou no cenário militar do país durante o Império, sobretudo no Segundo Reinado. 

Como oficial-general, comandou a Força Naval Brasileira no Rio da Prata entre os anos de 1864 e 1866. Atuou no conflito em solo uruguaio, quando exerceu o comando-geral das tropas da Marinha na tomada de Paissandu. Exerceu o Comando-em-Chefe da Esquadra brasileira na primeira fase da guerra contra o Paraguai, quando, além, das vitórias em combate, organizou toda a linha logística necessária para a manutenção dos principais navios da Armada Imperial a tão grande distância de sua sede. Seu nome está eternizado no livro de Ouro no Panteão dos Heróis da Pátria.

Durante sua vida, Tamandaré dedicou-se à Marinha e ao Brasil, com todo amor e devoção, fazendo-o merecer o título de Patrono da Marinha do Brasil. Por isso, o dia 13 de dezembro, dia de sua data natalícia, foi instituído o “Dia do Marinheiro”. 

Créditos Imagens: @R7M7.Filmes

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais