Notícias

Diadema (SP) investiga furto de duas doses da CoronaVac em UBS

Da redação, com BandNews FM

Diadema (SP) investiga furto de duas doses da CoronaVac em UBS Divulgação/Flickr Governo do Estado de SP
Diadema (SP) investiga furto de duas doses da CoronaVac em UBS
Divulgação/Flickr Governo do Estado de SP

A Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, apura o furto de duas doses da CoronaVac, a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A ausência do imunizante foi percebida na última sexta-feira, 22, na UBS Parque Reid.

A unidade não teve nenhum tipo de dano e o local onde as vacinas estavam armazenadas é trancado, com acesso restrito a funcionários. O posto de saúde tem 70 trabalhadores.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil investiga o caso.

A Prefeitura de Diadema diz que reforçou a segurança e repudiou o furto que prejudica quem está na linha de frente da pandemia do coronavírus.

Segue a nota completa da assessoria de imprensa:

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que abriu processo administrativo para identificar o furto de duas doses de vacina contra a covid-19 da UBS Parque Reid. Nesta sexta-feira (22), foi identificada a ausência do imunizante e a gerente da unidade foi orientada a registrar Boletim de Ocorrência, que foi feito na Delegacia Eletrônica às 11h33 do mesmo dia. 

A Secretaria intensificou medidas de prevenção como reforço no monitoramento pela Guarda Civil Municipal (GCM) e uma equipe para acompanhar as investigações junto ao 1° DP da cidade. A unidade não registrou nenhum tipo de invasão externa. O local onde as vacinas estavam tem chave e o acesso é restrito a funcionários.

A UBS conta com 70 trabalhadores e trabalhadoras.  É importante destacar o compromisso dessa gestão para manter o processo de vacinação transparente e seguro, fato esse comprovado pelas seguintes medidas:

1 - Parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) que vem fazendo a segurança das vacinas desde o primeiro dia da chegada das doses ao município; 

2 - O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 instituiu a Comissão de Operacionalização e Acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 na cidade, que entre seus integrantes conta com representante da Secretaria de Defesa Social para alinhar pontos fundamentais, como a segurança das doses e dos profissionais envolvidos na campanha; 

3 - Para distribuir a vacina, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou que a gerência de cada um dos serviços municipais e privados que foram priorizados fizessem uma lista nominal dos trabalhadores da saúde que atendessem aos critérios estabelecidos, entre eles, maior vulnerabilidade relativa à exposição ao vírus Sars-Cov-2. A lista tem nome completo, CPF, data de nascimento, função e setor de cada funcionário; 

4 - Outra ação - que já estava prevista na organização da campanha - foi a retirada das doses não aplicadas de todas as unidades que não teriam atendimento no final de semana, como medida de segurança.

5 - Na próxima semana, vamos divulgar a lista de todas as pessoas que estão sendo vacinadas no site oficial da Prefeitura de Diadema. A lista será atualizada diariamente. 

Ressaltamos que o furto de vacina é crime e a aplicação do imunizante em qualquer pessoa que não se enquadre nos critérios definidos pelas autoridades de saúde é irregular e deve ser denunciada. A SMS repudia a atitude que prejudica aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento a pandemia e se coloca à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos necessários.

Mais notícias

Carregar mais