Notícias

Diretor do Inep responsável pelo Enem é exonerado

Anderson Soares Furtado de Oliveira havia se solidarizado em 2021 com a demissão em massa de servidores

da Redação com BandNews TV

Diretor do Inep responsável pelo Enem é exonerado
Diretor do Inep responsável pelo Enem é exonerado
Divulgação

Anderson Soares Furtado de Oliveira, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi exonerado do cargo nesta terça-feira (25).

A exoneração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo a publicação, a substituta será Michele Cristina Silva Melo.

Em novembro de 2021, Anderson Soares Furtado de Oliveira se solidarizou com os mais de 30 servidores que pediram demissão às vésperas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

A demissão em massa aconteceu dias depois do pedido de exoneração do coordenador-geral de exames para certificação, Eduardo Carvalho, e do coordenador-geral de logística da aplicação, Hélio Junio Rocha Morais.

Na ocasião, os servidores denunciaram o assédio moral, o desmonte das diretorias, a sobrecarga de trabalho, e a fragilidade técnica, estrutural e administrativa da gestão comandada por Danilo Dupas.

Segundo eles, o clima dentro do instituto era de “desconfiança, perseguição e insegurança psicológica”.

No mesmo mês, o juiz da 16ª Vara Federal de Brasília, Marcelo Rebello Pinheiro, negou pedido de entidades educacionais para afastar Danilo Dupas. Na decisão, Rebello afirmou que não havia provas suficientes para determinar o afastamento e que a medida neste momento poderia prejudicar a aplicação do Enem.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais