Notícias

Decisão do STF permite que diretora da Precisa fique em silêncio na CPI da Pandemia

Emanuela Medrades, responsável técnica da representante da fabricante da Covaxin, tem depoimento marcado para esta terça

Da Redação, com BandNews TV

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus para Emanuela Medrades, responsável técnica da Precisa Medicamentos, dando o direito de que ela permaneça em silêncio e de não produzir provas contra si, já que ela será ouvida na condição de investigada. 

Contudo, rejeitou o pedido para que a diretora não comparecesse para depor na CPI da Pandemia - a sessão com Medrades está agendada para esta terça-feira (13). A diretora também que atender à convocação dos senadores e falar sobre o que sabe sobre perguntas sobre outras pessoas.

O pedido está sob a relatoria de Luís Roberto Barroso, mas a análise ficou a cargo de Fux, presidente do Supremo, por conta da urgência em meio ao recesso da corte.

Medrades foi quem representou a Precisa Medicamentos em uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a vacina Covaxin. A empresa é a representante no Brasil do laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina contra a Covid-19 Covaxin.

A compra do imunizante indiano pelo Ministério da Saúde virou alvo de apuração pelo Ministério Público Federal após o depoimento do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e do servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda na CPI. Os irmãos relataram indícios de irregularidades na compra da vacina e que o presidente Bolsonaro foi informado do caso, dizendo que tomaria previdências. A suspeita é de direcionamento no contrato e superfaturamento na compra.

Segundo apuração de senadores da CPI, Emanuela participou das negociações com o Ministério da Saúde. Ela teve seu sigilo telefônico e telemático quebrados após pedido da comissão.

Medrades segue o caminho do sócio da Precisa, Francisco Maximiano, que teve o pedido atendido pela ministra Rosa Weber, do STF, de permanecer em silêncio em sua ida à CPI. Por isso, sua presença na comissão, agora, não tem nova data prevista para acontecer.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais