Notícias

Do setor automotivo à saúde: protestos contra aumento do ICMS continuam

Da Redação, com BandNews FM

ICMS sobre venda de carros usados aumenta mais de 200% André Lessa/Agência Estado
ICMS sobre venda de carros usados aumenta mais de 200%
André Lessa/Agência Estado

Representantes de diferentes setores seguem mobilizados para tentar brecar o aumento da cobrança de ICMS, anunciado pelo governo de São Paulo. As informações são de Carla Bigatto e Helen Braun, da BandNews FM. 

As alíquotas mais altas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias passam a valer no próximo dia 15.

No último fim de semana, proprietários de revendas de carros usados fizeram uma carreata que cruzou as regiões sul e oeste da cidade de São Paulo para protestarem contra os prejuízos futuros (o percentual do imposto deve passar de 1,80% para 5,53%).

Secretário fala sobre o aumento do imposto; confira:

Nesta segunda-feira (11) é a vez de entidades do setor da saúde chamarem atenção para o aumento de ao menos 18% no preço final de equipamentos e materiais médico-hospitalares com o fim das isenções de ICMS.

O presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, explica que medicamentos utilizados no tratamento de câncer, HIV, H1N1, além de soros usados nas diálises e hemodiálises, estão no grupo de produtos que ficarão mais caros.

Para se ter uma ideia do impacto, 140 mil pacientes fazem hemodiálise somente na rede privada no Estado de São Paulo. 

Depois de muita pressão de representantes de setores como alimentos, insumos agrícolas e medicamentos, o governo João Doria (PSDB) recuou e cancelou a alteração da alíquota para alimentos e medicamentos genéricos. 

Oinegue comenta recuo do governo; assista:

A revisão, porém, pode não ser suficiente para garantir que os preços de produtos básicos não fiquem mais caros em São Paulo.

Mais notícias

Carregar mais