Documento Band mostra as mulheres do Jequitinhonha e cidades históricas

Programa que traz a riqueza cultural do Brasil vai ao ar neste sábado (15), às 20h30, após o Jornal da Band

Da redação

Documento Band mostra as mulheres do Jequitinhonha e cidades históricas
Documento Band mostra as mulheres do Jequitinhonha e cidades históricas
Reprodução

No Documento Band deste sábado (16) vamos conhecer uma região em Minas Gerais que se destaca pelo trabalho das mulheres através da arte – o Vale do Jequitinhonha. A produção de cerâmica está mudando a realidade do local e ressaltando a riqueza cultural e artística, cada vez mais impulsionada por meio de mulheres artesãs. 

Das mãos das ceramistas, são criadas obras feitas de barro, cujas técnicas passam de geração a geração, valorizando o conhecimento dos antepassados e incentivando o desenvolvimento local. Você vai ver também a influência Africana e Europeia no Patrimônio Histórico e Cultural do Vale do Jequitinhonha, além de um marco da arquitetura brasileira construído no Brasil-Colônia.

Cidades históricas são destaques

Na segunda reportagem especial, a história e as belezas naturais de duas cidades que são consideradas Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco – São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, e Paraty, no Rio de Janeiro. 

Dos antigos Sete Povos das Missões, destaque para as ruínas de São Miguel das Missões, um dos conjuntos de arqueologia histórica mais importante em terras brasileiras. São Miguel foi fundada por padres jesuítas para abrigar e catequizar os índios guaranis. 

Você vai conhecer o trabalho dos padres jesuítas, a relação com os bandeirantes, indígenas e as conquistas econômicas da época. De São Miguel vamos para Paraty, cidade que recebeu o 1º título de Patrimônio Misto no Brasil pela Unesco. 

Foi a primeira vez que um local, e não apenas um sítio arqueológico, foi declarado patrimônio misto - cultural e natural - na América do Sul. A arquitetura dominante na cidade é característica da segunda metade do século XVIII e primeiras décadas do século XIX. Suas belezas naturais e a gastronomia caiçara impressionam pela diversidade, fator determinante para a atração turística.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais