Notícias

Donos de pets e ONGs fazem ato em aeroportos por justiça a cão Joca

Protestos após a morte do cão em voo da Gol exibem faixas com 'Não somos bagagem, somos o amor de alguém'

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Protestos pedem justiça pelo cão Joca
Reprodução/Ana Rita

Donos de pets e ONGs de proteção aos animais fazem manifestações em vários aeroportos do Brasil neste domingo (28) após a morte do Golden Retriever Joca, morto na última segunda-feira (22) ao ser enviado ao local errado por engano e ficar 8h sem se alimentar ou beber água. 

Em São Paulo, as manifestações ocorrem às 10h no Aeroporto de Guarulhos, na Rod. Hélio Smidt, no terminal 2D, em frente ao guichê principal da Gol, e às 9h no Aeroporto de Congonhas, na Av. Washington Luís, no saguão, em frente ao check-in da Gol.

Em Brasília, o Aeroporto Internacional registra um protesto de donos de Golden Retriever. Pelas redes sociais, perfis promovem os atos com a hashtag #animalnãoébagagem e #justiçapeloJoca. 

Em nota, a assessoria do Aeroporto de Congonhas declarou que o protesto reuniu algumas pessoas com animais em frente ao check-in da Gol, mas que não houve confusão nem impacto operacional.

Entenda o caso

Joca embarcaria de São Paulo para Sinop, no Mato Grosso, no mesmo voo que o tutor, João Fantazzini, porém foi encaminhado para Fortaleza após erro da empresa Gollog. Ao saber do caso, o dono decidiu voltar para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde encontraria o cão, porém encontrou o golden retriever já sem vida. 

Segundo Márcia Martins, mãe de João, tutor do Joca, o transporte aéreo contratado era para a saída de Guarulhos com destino à Sinop, no Mato Grosso, porém o cachorro foi enviado para Fortaleza. Ela alega que o animal ficou na pista do aeroporto, sem nenhuma avaliação de veterinário. 

Na sequência, colocaram Joca em um voo de volta para o Aeroporto de Guarulhos, onde o cachorro chegou sem vida. A família compartilhou imagens nas redes sociais no momento em que encontraram o cão. 

Marcia Martins informou à Band que o filho está bastante abalado e sem condições psicológicas. Eles estão no aeroporto aguardando a chegada do advogado da família para registrar um boletim de ocorrência. 

Em nota enviada à Band, a Gol declarou que lamenta profundamente o ocorrido com o Golden Retriever e se solidariza com a dor do tutor. A companhia confirma que o destino do cão era Sinop, mas uma falha operacional fez o cachorro ser embarcado em um voo para Fortaleza

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.