Notícias

Doria pede novo parecer sobre uso de máscaras após casos de ômicron em SP

Flexibilização do uso em áreas abertas no estado de SP está prevista para entrar em vigor em 11 de dezembro

Da Redação, com BandNews TV

Após a confirmação dos dois primeiros casos do Brasil de infectados com a variante ômicron da Covid-19, o governador João Doria solicitou ao Comitê Científico do Governo do estado uma nova avaliação sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes abertos - a flexibilização do uso está prevista para entrar em vigor a partir do dia 11 de dezembro.

O parecer da equipe deve ser divulgado na próxima semana, após reunião do grupo formado por médicos.

“O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, disse Doria.

A flexibilização havia sido anunciada no último dia 24 de novembro, mas foi planejada em um cenário sem o alerta da OMS sobre a variante ômicron. À época, o governo paulista justificou a medida pelo fato de mais de 75% da população do estado ter o esquema vacinal completo.

Em ambientes fechados e no transporte público, o uso do item de proteção segue obrigatório. Vale para áreas internas, ônibus, metrôs e trens e estações e terminais de transporte público, mesmo que a céu aberto.

O governo estadual havia estabelecido quatro metas para determinar a liberação do uso de máscaras em áreas abertas. A vacinação completa de 75% da população é a primeira meta que deve ser batida nos próximos dias --o governo espera alcançar até 80% em 11 de dezembro; as outras três metas são a média de casos abaixo de 1.100; a média de mortes abaixo de 50; meta diária de internações abaixo de 300.

Vídeo: terceiro caso da Ômicron é confirmada em São Paulo

Mais notícias

Carregar mais