Notícias

Governo de SP recomenda eventos com 70% da capacidade de público no estado

Regra já vale para estádios e ginásios a partir do dia 23; outras decisões ficarão a cargo dos municípios

Da Redação, com Rádio Bandeirantes e BandNews FM

Conforme havia sinalizado, o governo de São Paulo recomendou, nesta quarta-feira (12), a adoção de restrições em eventos públicos na tentativa de conter a disseminação de casos de Covid-19, principalmente com a variante ômicron. Em coletiva de imprensa, o governador João Doria pediu que as cidades paulistas permitam a realização de eventos, como shows, festas e eventos esportivos, com, no máximo, 70% da capacidade total de público.

No caso de eventos esportivos, trata-se de uma determinação a ser aplicada a limitação de torcedores em estádios e ginásios. A medida passa a valer a partir de 23 de janeiro, quando começa o Campeonato Paulista, já que as federações esportivas respondem às determinações estaduais. No entanto, os prefeitos poderão aumentar a limitação de acordo com a situação e o avanço da contaminação pela Covid-19.

Doria recomendou ainda que a entrada nos locais dos eventos seja permitida somente àqueles que comprovarem a vacinação contra o coronavírus com, ao menos, duas doses. 

Apesar das recomendações, o governo paulista não determinou restrições para o funcionamento do comércio ou outros serviços de atendimento. As decisões ficarão a cargo das gestões municipais.

Coordenador do Centro de Contingência, João Gabbardo disse que medidas foram recomendadas após o estado registrar aumento de 58% das internações em leitos de UTI e de 99% nas enfermarias nas duas últimas semanas.

Máscaras, testes e vacina para crianças

Durante a entrevista, o governo anunciou também a prorrogação da obrigatoriedade do uso de máscaras até o dia 31 de março no estado e a aquisição de 2 milhões de testes rápidos de antígenos para Covid-19, que serão disponibilizados até fevereiro aos municípios. 

“São Paulo liberou R$ 12 milhões para a aquisição de mais 2 milhões de testes rápidos que estarão disponíveis na rede até fevereiro. Os testes funcionam como uma bússola para diagnóstico rápido e ação efetiva para controle da doença”, disse Doria.

Além disso, a gestão informou a abertura de um pré-cadastro para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Ele deve ser feito através da plataforma VacinaJá.

"A partir de hoje, os pais já podem incluir os filhos de 5 a 11 anos no sistema. O pré-cadastro agiliza o atendimento na vacinação. Basta acessar o site do governo e incluir os dados solicitados no formulário eletrônico", explicou o governador.

Vídeo: doses pediátricas chegam nesta semana

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais