O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pretende fazer um carnaval fora de época em Paquetá, em setembro, após os moradores do local receberem as duas doses da vacina contra a Covid-19. As informações são do Ryan Lobo, da BandNews FM.
Segundo o município, o evento seria restrito à população local. No próximo domingo (20), a Prefeitura vai realizar a imunização em massa da população da ilha, que fica na Baía de Guanabara.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Daniel Soranz, o objetivo da ação é testar o efeito da imunização em massa.
A ideia se assemelha a uma experiência desenvolvida na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. O estudo feito pelo Instituto Butantan apontou que a pandemia de Covid-19 pode ser controlada com 75% da população vacinada.
Atualmente, 45% dos adultos que moram da ilha estão vacinados. A população estimada é de pouco mais de 4 mil pessoas, e mais de 1.500 pessoas vão receber o imunizante no próximo dia 20.
O prefeito Eduardo Paes reforçou que apenas moradores da Ilha de Paquetá vão ser vacinados. Para receber o imunizante, os moradores devem estar cadastrados no sistema da Clínica Municipal de Saúde Arthur Manoel Villaboim. A Prefeitura e a Fundação Oswaldo Cruz vão espalhar pontos de vacinação pela ilha para evitar aglomeração.