Notícias

Elevador despenca em Maceió: confira quais obrigações da lei para equipamento

Dispositivo que avisa que cabine passou do limite de peso não é obrigatório no Brasil, mas capacidade máxima deve ser informada

Da redação

Um elevador caiu do térreo ao subsolo em um prédio de Maceió, capital do estado de Alagoas neste domingo (19). Onze pessoas estavam no local e não houve feridos em estado grave, segundo informações prestadas ao Corpo de Bombeiros. 

Confira o momento em que o equipamento despenca no vídeo acima.

A capacidade máxima do equipamento não foi respeitada, de acordo com os relatos realizados aos bombeiros. Os militares não precisaram quantas pessoas além do indicado ocupavam o espaço. 

Os passageiros desceram normalmente do 10º andar ao térreo. Antes de abrir a porta, o elevador despencou para o subsolo do prédio. Embora o excesso de carga possa ter causado o acidente, o equipamento ainda não passou por auditoria

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define critérios de instalação, segurança e manutenção para elevadores.

Pesador de carga é obrigatório?

O pesador de carga não é obrigatório, apesar da ABNT recomendar a instalação. Esse dispositivo monitora o peso da cabine e impede a viagem, caso a carga exceda o limite.

Todo elevador deve ter placa indicando a capacidade máxima do equipamento. De acordo com as normas, o cálculo é realizado em função do peso e não da quantidade de passageiros.

Para facilitar a avaliação rápida, na placa sempre consta o número de pessoas, baseado no peso médio de 75 kg por passageiro. Mas o valor do peso apresentado na cabine é sempre mais exato.

O que diz a lei de Maceió

Referente a elevadores, a lei municipal da capital alagoana apenas prevê especificamente a instalação de um dispositivo de segurança para resgatar passageiros, caso fiquem preso entre dois andares.

De acordo com a lei 5.390 de 2004, qualquer elevador em Maceió - sejam de prédios residenciais, comerciais ou públicos - deve ter esse equipamento, com rampa ou escada, que permite o resgate seguro.

Caso o prédio não tenha o dispositivo,  as sanções começam em advertência e vão até multa e desativação do elevador.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais