Em Georgetown, Bolsonaro cita possível cooperação da Petrobras com a Guiana

Nas próximas semanas, deve ser realizado um seminário virtual bilateral entre o Brasil e Guiana com foco no setor de petróleo e gás

Da redação com Agência Brasil

Presidente Jair Bolsonaro teve encontro com presidente da Guiana Alan Santos/Presidência
Presidente Jair Bolsonaro teve encontro com presidente da Guiana
Alan Santos/Presidência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta sexta-feira (06), acordos de cooperação em assistência jurídica mútua em assuntos civis e penais durante visita oficial à Guiana, país que faz fronteira com o Brasil na região Norte. No encontro, o brasileiro ressaltou uma possível cooperação da Petrobras com o vizinho.

“Na questão de óleo e gás, temos uma gigante brasileira chamada Petrobras, que cada vez mais se torna uma realidade para cooperar com a Guiana. Trouxemos para tal o nosso ministro das Minas e Energia [Bento Albuquerque], que debateu o assunto com muita profundidade”, disse Bolsonaro a jornalistas, na presença de Mohamed Irfaan Ali, presidente da Guiana.

Bolsonaro e Irfaan Ali também discutiram temas sobre comércio e investimentos, infraestrutura, energia e cooperação em defesa e segurança, além de questões das pautas regional e mundial. A reunião foi realizada em Georgetown, capital daquele país.

Segundo Bolsonaro, empresários brasileiros estão interessados em investir no país vizinho. Nas próximas semanas, deve ser realizado um seminário virtual bilateral que envolverá as comunidades empresariais dos dois países.

Do lado brasileiro, o seminário será coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com foco em novas oportunidades no setor de petróleo e gás.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o intercâmbio bilateral entre Brasil e Guiana mais do que dobrou nos dois últimos anos, passando de aproximadamente USD 58 milhões, em 2020, para USD 118,6 milhões, em 2021.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais