A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronaves) tem avançado no desenvolvimento de eVTOLs, mais conhecidos como "carros voadores". Recentemente a empresa fez teste de motor do principal modelo, Eve-100. E tem outros 4 modelos projetados.
A Embraer tem uma parte da empresa focada apenas nesse tipo de veículo. É a Eve Air Mobility, que recentemente recebeu uma linha de crédito de R$ 200 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A Eve se especializou nesses "carros voadores", que possuem estrutura semelhante a um helicóptero, mas são focados em viagens mais curtas. Outra diferença importante é que os motores são elétricos e mais silenciosos. Visualmente, as principais diferenças são as asas e as hélices.
A Eve está perto de lançar o Eve-100, que é o principal projeto, focado em mobilidade urbana. Outras quatro versões também foram desenhadas, inclusive uma com foco militar. Conheça.
Eve-100
O principal "carro elétrico" da Embraer tem 8 rotores fixados ao redor da asa, para proporcionar capacidade de decolagem e pouso verticais. Cabem 4 passageiros e o piloto.
Recentemente, no interior de São Paulo, foi realizado o primeiro teste do motor traseiro (pusher), que será responsável pela propulsão da aeronave durante o voo.
Esse modelo deve começar a operar em 2026. A empresa prevê que, até 2035, mais de 200 veículos devem operar em viagens de até 17 minutos de duração. A viagem será realizada para 4 passageiros e o piloto.
Eve v1
Não há qualquer confirmação de que esse veículo será produzido por enquanto. Mas ele foi projetado para transportar 4 passageiros e lembra aeronaves de filmes de ficção científica.
A grande diferença é que ele possui 3 grandes ventiladores acima da fuselagem. A asa possui um formato de "V", com 2 ventiladores. E a principal hélice fica atrás.
Eve v2 e Eve v3
São dois projetos bastante semelhantes ao Eve-100. A maior diferença está na parte traseira, pois os modelos possuem uma ou duas hélices.
Apesar do projeto ter sido divulgado, também não há qualquer confirmação de que esse veículo será produzido por enquanto.
Eve m1
O projeto dessa aeronave prevê um espaço maior na cabine, mas é para incluir equipamentos militares. A capacidade ficaria igual, 4 passageiros e 1 piloto.
O design tem uma asa alta principal, 8 hélices em duas lanças e mais duas hélices propulsoras na cauda traseira.
O projeto está nos planos da Embraer, mas não há cronograma para produção dessa aeronave.