Um material aplicado no couro consegue inativar, em até 30 minutos, 99% do vírus da covid-19. Os testes foram coordenados pelo pesquisador Lúcio Freitas, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. O couro anticovid será lançado nesta quarta-feira (13). As informações são de Márcio Campos, no Jornal da Band.
Freitas explica como funciona a peça que ajuda a combater o coronavírus.
“O que nós temos nessa película de couro aqui são nanopartículas de prata, que foram aplicadas através da película que protege esse couro aqui. Se não soubesse disso, não saberia ver a diferença entre couro tratado e não tratado”, justificou.
O uso de nanotecnologia aumenta a superfície de contato da prata e potencializa a ação antiviral.
Esse couro pode ser usado em diversos produtos, como em jaquetas, carteiras, sofás e até bancos de carro.
A novidade será lançada nesta quarta pela JBS Couros, a maior indústria de processamento de couros no mundo.
Empresas dentro e fora do Brasil já estão interessadas na tecnologia, que é 100% nacional e foi desenvolvida em 10 meses.
"O couro já é conhecido pela sua durabilidade. Esse aditivo, esse adicional, que estamos trazendo com tecnologia, é para dar realmente um extra nessa proteção. A nossa crença e que isso traga clientes que ainda não conhecem o produto, que é feito de maneira sustentável, de maneira responsável e aliado a tecnologia de ponta”, exalta Guilherme Motta, presidente da empresa.