A atleta Nicolas "srN" Niederauer, de 16 anos, levou dois títulos no Prêmio eSports Brasil 2023, que aconteceu na última quinta-feira (14). A jovem foi a vencedora de Melhor Atleta Feminina de Valorant - um jogo de tiro em primeira pessoa - e de Atleta Revelação Feminina.
Nas categorias, participavam mulheres e pessoas não binárias. A competidora da equipe Legacy é do gênero não binário e, pouco após a premiação, foi alvo de ataques transfóbicos em suas redes sociais.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou o vídeo da premiação. “As mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”, escreveu na publicação.
Em resposta, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) enviou ofício no sábado (16) para a Procuradoria dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), em que pede abertura de investigação contra os ataques e menciona o congressista.
"Figuras como o deputado Nikolas Ferreira e páginas extremistas começaram a postar o vídeo da premiação de modo à incitar ataques, como se SrN fosse um homem tirando o espaço de uma mulher", publicou a deputada.
"Isso não é verdade, a categoria é voltada para mulheres cis, trans e pessoas não-binária, e Nicolas, pessoa não-binária, venceu a premiação. Simples assim", concluiu (veja o post e ofício abaixo).
Não é a primeira vez que o deputado usa as redes sociais para promover discurso contra pessoas transgênero. Em setembro deste ano, ele virou réu por exposição de vídeo de uma garota trans de 14 anos de idade. O crime de homotransfobia se enquadra na Lei do Racismo.
Quem é srN
- Atleta profissional de Valorant, um game de tiro em primeira pessoa da Riot Games, srN é o nome pelo qual é conhecida Nicolas Niederauer, uma jovem de 16 anos não binária.
- Ela joga pelo time inclusivo da Legacy em que, assim como a categoria da premiação que ganhou, participam mulheres cis e trans e também pessoas não binárias.
- Também tem 2,6 mil seguidores na Twitch, onde faz transmissões suas enquanto joga.
- SrN se destacou neste ano pela conquista de duas classificatórias do Valorant Game Changers Brazil.
- Ainda assim, dentro da bolha de e-Sports, atletas da Team Liquid criticaram a escolha do júri para o prêmio de Melhor Atleta Feminina.
- Isso porque a Legacy, equipe que srN faz parte, ficou em 3º lugar do evento principal da competição Game Changers.
- No Prêmio eSports Brasil, que elege os melhores do ano, a jovem competiu na categoria com jogadoras dos times Liquid e LOUD, que foram campeã e vice, respectivamente.
- As críticas específicas à escolha do júri por esse aspecto furaram a bolha do e-Sports e chegaram a grupos políticos, que transformaram o ocorrido em ataques transfóbicos a Nicolas.
- "Por mais que tenha lido muita m*****, ganhei dois prêmios hoje, nada tira isso de mim", escreveu a jovem no dia do prêmio.
- A atleta ainda publicou uma nota à imprensa.
"Após o ocorrido, ficou claro que ainda há um grande caminho a ser percorrido para a modalidade Inclusiva ser mais do que uma categoria. Esse espaço que deveria ser para celebrar os talentos cis, trans e não bináries, mostrou que, mesmo dentro de uma bolha como essa, o preconceito segue enraizado", diz trecho.
O que é gênero não binário
Não binário é um termo que abarca pessoas não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher. Embora muitas sociedades tendam a reconhecer somentes dois gêneros, masculino e feminino, há pessoas que não se enquadram exatamente em nenhuma dessas categorias.
"Por exemplo, algumas pessoas têm um gênero que combina elementos de ser homem ou mulher, ou um gênero que é diferente de masculino ou feminino. Algumas pessoas não se identificam com nenhum gênero", explica o Centro Nacional de Equidade Transgênera dos Estados Unidos.