Notícias

Entenda o que causou a deflação no mês de julho no Brasil

Pare o Mundo Que Eu Quero Saber recebeu o economista e especialista em inflação do Instituto Brasileiro de Economia, André Braz

Eduardo Adante

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de julho com deflação de 0,68%. Essa é a menor taxa desde 1980 já registrada. No ano de 2022, a inflação está em 4,77% e em 12 meses ficou em 10,07%.  Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A deflação é um movimento contrário ao da inflação, quando os preços de produtos e serviços caem em certo período. Uma de suas causas é quando, em meio a uma crise econômica, as pessoas compram menos e forçam as empresas a reduzirem os preços de seus produtos e serviços.

Um dos motivos pela queda no IPCA foi a redução nos preços de combustíveis e energia elétrica.

A fim de explicar como funciona esse fenômeno da deflação e quais produtos e serviços ele pode impactar, a jornalista Joana Treptow conversou com o economista especialista em inflação do Instituto Brasileiro de Economia, André Braz, no episódio do Pare o Mundo que eu Quero Saber.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais