Notícias

SP espera mais vacinas contra Covid-19 para ampliar imunização de crianças

Estado começa a aplicar doses de público entre 5 e 11 anos nesta sexta-feira

Da redação, com BandNews FM

Estado começa a aplicar doses de público entre 5 e 11 anos nesta sexta-feira Divulgação
Estado começa a aplicar doses de público entre 5 e 11 anos nesta sexta-feira
Divulgação

O estado de São Paulo começa nesta sexta-feira (14) a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Inicialmente, a faixa etária receberá apenas doses pediátricas da vacina fabricada pela Pfizer, a única até aqui avalizada por autoridades de saúde. As primeiras doses serão aplicadas em meninos e meninas previamente escolhidos, em uma cerimônia às 12h no Hospital das Clínicas, em São Paulo, que contará com a presença do governador João Doria (PSDB).

Para as demais crianças, a vacinação só começará de fato na segunda-feira (17). E de acordo com Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, as crianças com comorbidades terão prioridade.

“Temos um quantitativo muito baixo - são 158 mil doses apenas. Isso dá a possibilidade de começarmos de maneira muito gradual - mas bastante expressiva – a proteção, a imunização daquelas crianças que são portadoras de comorbidades, deficiências físicas e mentais, e também indígenas e quilombolas”, explicou, em entrevista à Rádio BandNews FM.

“Este público tem, numericamente, 850 mil pessoas. Mas nós temos 4,3 milhões de crianças que precisam receber essa vacina. Nós precisamos de um quantitativo muito maior de doses de vacinas. Essas doses de vacinas, inicialmente, serão já distribuídas para todos os 645 municípios assim que nós recebermos a liberação do padrão de qualidade”, acrescentou.

Segundo Gorinchteyn, São Paulo aguarda ainda a aprovação da Coronavac junto à Anvisa para a imunização de crianças. O secretário informou que há 12 milhões de doses da vacina disponíveis no estado, o que permitiria a vacinação de 250 mil crianças por dia.

Enquanto isso, o estado cobra mais doses de vacinas da Pfizer. “Estamos aguardado essa liberação para qualquer momento, e a distribuição (aos municípios) ocorrerá de forma imediata”, afirmou.

De acordo com o governo de São Paulo, 230 mil crianças foram registradas na plataforma Vacina Já entre quarta (12) e quinta-feira (13). O pré-cadastro é opcional, mas agiliza o atendimento para tentar evitar filas e aglomerações.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais