O presidente Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kilicdaroglu enfrentar-se-ão no segundo turno das eleições, na Turquia. Este é o pleito mais acirrado do país em 20 anos, período em que o atual mandatário governou com bastante força política.
A informação foi confirmada pelo Conselho Superior Eleitoral, órgão responsável pela condução das eleições na Turquia. O segundo turno será no dia 28 de maio.
A agência de notícias local e estatal Anadolu divulgou que Erdogan obteve 49,51% dos votos contra 44,88% de Kilicdaroglu. O terceiro colocado, Sinan Ogan, ficou com 5,17%.
O Kilicdaroglu apostou na raiva dos cidadãos turcos sobre as ações do governo na condução pós-terremoto e em relação à economia. Com isso, ele espera vencer Erdogan no segundo turno.
Terremoto e economia
Especialistas pontuam que o terremoto que matou mais de 50 mil e a crise econômica que atinge a Turquia colocariam em xeque a hegemonia de Erdogan. O repórter Yan Boechat, enviado especial da Band ao país, mostrou a situação precária de parte da população.
Inclusive, Erdogan emergiu como liderança política renovadora na Turquia após um terremoto que atingiu o país em 1999. Passados 24 anos, a história se repete, com parte da população frustrada com o governo após uma nova tragédia.