Anunciado como escolha para compor a chapa republicana para as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024, o senador J.D Vance não era grande apoiador de Donald Trump. Vance chegou a comparar Trump com Adolf Hitler, ditador do III Reich Alemão e causador do Holocausto.
Na campanha de 2016 e também no governo Trump, Vance chamou o empresário de "idiota cínico". "Oscilo entre pensar que Trump é um idiota cínico como Nixon, que não seria tão ruim (e poderia até ser útil) ou que ele é o Hitler da América", escreveu J.D Vance no Facebook em 2016.
Publicamente, J.D Vance também chamou Trump de "idiota" e que ele era "repreensível". Agora, ele é companheiro de chapa do ex-presidente e um dos maiores defensores dele.
Em 2022, um porta-voz disse que a fala não representava mais as opiniões de Vance. Em entrevistas, o senador citou que mudou de opinião de forma gradual e percebeu que a oposição ao ex-presidente estava no estilo, não na substância. Ele concordava com alegações de Donald Trump sobre política externa e livre comércio.
Reprodução/REUTERS/Vance Senate