O coordenador do Fórum de Nacional de Governadores e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), falou nesta quinta-feira (15) para a Rádio Bandeirantes sobre o encaminhamento da vacinação contra a Covid-19 no Nordeste. A região fez a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, vinda da Rússia. No próximo dia 22, quinta-feira, as primeiras doses da vacina russa deve chegar ao Brasil.
“Nós teremos essas vacinas da Pzifer; da Astrazeneca; do Butantã, com a Coronavac; vacina da Janssen, que são dose única e vacina da Sputnik. A gente venceu os obstáculos com a Anvisa e agora estamos aguardando a licença de importação e é possível que na próxima quinta-feira chegue o lote experimental. Vamos fazer a aplicação e acompanhamento da 1º e 2ª dose."
O governador também fala sobre a aplicação para jovens menores de 18 anos e assim todos poderem ter o retorno das aulas. Segundo Wellington, o plano é que o segundo semestre letivo de 2021 inicie híbrido e ao longo do meses, com menores de jovens e adolescentes sendo vacinados, possa se encerrar presencialmente.
Um outro ponto discutido é a redução do tempo de aplicação para a 2º dose de vacinas. A ideia é que se crie uma regra nacional, onde todos os estados e munícipios apliquem a dose de reforço em um mesmo intervalo de tempo e que se diminua o tempo entre a doses das vacinas.
“A gente vê a importância de aquecer a economia, de voltar à normalidade no setor de transporte, esporte, cultura. Dentro disso, uma meta do Fórum de Governadores que buscamos compactuar com o Ministério da Saúde, é para chegar em outubro e o Brasil ser classificado como um país de baixo risco para a pandemia.”