Notícias

Estudantes cheiram pó de corretivo e médico faz alerta: "Lesão imediata"

Prática simula uso de cocaína e especialista recomenda atenção dos pais às redes sociais

Da Redação, com BandNews FM

Uma “trend”, ou uma moda de redes sociais, em que jovens cheiram pó de corretor líquido, pode causar sérios danos à saúde, segundo especialistas. 

Nos últimos dias, circulam nas redes sociais vídeos que mostram estudantes dentro de escolas cheirando a substância usada para apagar erros de escrita. 

A prática já levou a expulsões, processos e à presença de policiais em colégios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Após a “trend do corretivo” viralizar nas redes sociais, diversas escolas emitiram comunicados alertando sobre as práticas e pedindo que os familiares dos alunos fiquem atentos.

De acordo com médicos, a inalação do produto pode causar danos às mucosas do nariz e agravar quadros de rinite ou sinusite, além de haver risco de intoxicação.

O médico otorrinolaringologista Lauro Alcântara, do Hospital Pequeno Príncipe, afirma que a prática pode trazer consequências imediatas. “Isso vai danificar essa mucosa nasal e o pulmão. As consequências para o futuro a gente ainda não sabe, mas vai causar lesão imediata. Agrava renite, faz rinossinusite, vai para dentro dos seios da face, um absurdo”, disse em entrevista à BandNews FM. 

Em redes sociais como Twitter, Tik Tok e Facebook, é possível encontrar diversos relatos de estudantes menores de idade narrando problemas nas escolas relacionados à prática.

O médico, que atende no maior hospital infanto-juvenil do País, em Curitiba, destaca que além do dano à saúde, o comportamento de simular o uso de cocaína também é preocupante. “Isso precisa avançar para que os pais fiquem em cima do que os filhos estão fazendo nas redes sociais”, alerta. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais