Pesquisadores do Laboratório de pesquisa de Física em Ahmedabad, na Índia, afirmam que a pandemia da covid-19 afetou também a superfície da Lua. Segundo o estudo, a superfície da Lua ficou bem mais fria em 2020, durante a pandemia. E eles propõem que isso aconteceu devido à queda da radiação emitida da Terra pela atividade humana.
“Nosso estudo atual revela que as mudanças na radiação terrestre (TR) têm uma influência mensurável na superfície lunar, visualizada como uma diminuição anômala nas temperaturas da superfície lunar noturna durante o rigoroso período de bloqueio global, abril-maio de 2020”, disse a publicação.
A justificativa dessa alteração foi por conta do lockdown que diversos países adotaram. Com a pausa na atividade humana, a Terra emitiu menos radiação o que teria reduzido a temperatura da superfície lunar.
“Um bloqueio global rigoroso foi imposto durante abril-maio de 2020, o que levou o mundo inteiro a um fechamento. Depois de junho de 2020, os países começaram lentamente a relaxar as restrições, reiniciando suas atividades industriais e econômicas. As emissões antropogênicas foram consideravelmente reduzidas durante o período de bloqueio rigoroso. Numerosos estudos foram conduzidos para avaliar as mudanças globais de emissão e qualidade do ar durante este período de bloqueio, e vários alegaram que houve uma redução nos fluxos radiativos globais e poluentes”, apontaram os pesquisadores.
Devido à falta de uma atmosfera, a Lua recebe uma grande quantidade de calor e radiação do Sol e, portanto, exibe uma variação diurna significativa em sua temperatura de superfície. Este efeito se torna ainda mais proeminente devido à presença de uma camada superficial altamente isolante com espessura globalmente variável (Durga Prasad et al. 2022 ).
Por outro lado, a Terra também recebe luz solar, uma parte da qual é absorvida por sua atmosfera enquanto o resto irradia de volta para o espaço, o que é conhecido como TR ou Earthshine.