Notícias

Estudo indica presença de anticorpos contra Covid-19 no leite materno

A pesquisa mostra que mulheres lactantes que tomaram as duas doses da Coronavac podem passar anticorpos para os filhos por meio da amamentação por até 4 meses após a imunização

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Um estudo mostrou a presença de anticorpos contra a Covid-19 no leite materno. As informações são da repórter Giovanna De Boer, da Rádio Bandeirantes

A pesquisa revela que mulheres lactantes que tomaram as duas doses da Coronavac podem passar anticorpos para os filhos por meio da amamentação por até 4 meses após a imunização. 

A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de São Paulo com colaboradoras voluntarias. Essas mulheres têm idade média de 35 anos e estavam amamentando havia 11 meses.

Segundo a neonatologista e uma das coordenadoras da pesquisa, Valdenise Tuma, esses anticorpos servem como uma vacina para os bebês. “O bebê não está tomando vacina ainda, ela não é feita nas crianças, essa proteção que o anticorpo do leite fornece pode funcionar como uma vacina para os bebês”, explicou.

Agora, o estudo quer descobrir se ao imunizar grávidas, elas também podem passar os anticorpos para os bebês - tanto pela placenta como pelo aleitamento

Por isso, a pesquisa está recrutando, novamente, colaboradoras voluntárias que se encaixam no perfil.

Segundo Valdenise Tuma, se a grávida receber a imunização completa com a Coronavac em até 30 dias antes de dar à luz, as chances são bem otimistas.

“Eu recomendo fortemente que as gestantes se imunizem pelo menos 30 dias antes do parto porque dá tempo de formar os anticorpos, proteger elas mesmas e passar os anticorpos pelo sangue do cordão umbilical e pelo leite materno para os bebês”, disse Valdenise. 

A pesquisa contou com a participação de 20 mulheres em fase de amamentação e foi de janeiro a fevereiro desse ano.

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19

Mais notícias

Carregar mais