Notícias

"Eu ainda não sei se vou na manifestação", diz Lula

Protesto contra Bolsonaro está sendo divulgado nas redes sociais

Da redação

O ex-presidente Lula Reprodução
O ex-presidente Lula
Reprodução

Apesar das frequentes críticas a Bolsonaro, o ex-presidente Lula diz que não sabe se vai participar das manifestações que devem acontecer no próximo sábado.

"Eu ainda não sei se vou na manifestação. Tenho uma preocupação. Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral. Não quero os meios de comunicação explorando isso como o Lula se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira", escreveu ele em suas redes sociais.

Eu ainda não sei se vou na manifestação. Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral

No dia 29 de maio, pela primeira vez desde o início da pandemia, movimentos contrários a Bolsonaro foram às ruas em diversas cidades do Brasil. Os protestos tinham em sua maioria pessoas com máscaras, mas houve aglomerações.

Além de críticas ao governo federal, os atos pedem ampliação da campanha de vacinação e do auxílio emergencial. Vários políticos de esquerda têm apoiado as manifestações.

Em um dos protestos, em Recife, a polícia dispersou manifestantes com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha. Dois homens foram atingidos nos olhos e perderam a visão.

Motociatas de Bolsonaro

No último sábado, o presidente realizou um passeio de moto com apoiadores em São Paulo e posteriormente fez um discurso em frente ao Parque Ibirapuera. Ele voltou a criticar as medidas restritivas impostas por prefeitos e governadores e questionou a eficácia das vacinas contra o coronavírus. Os imunizantes já foram aprovados pela Anvisa e são usados em todo o mundo com resultados positivos.

Os encontros com motociclistas são recorrentes. Bolsonaro já promoveu eventos similares em Brasília, Rio de Janeiro e deve participar de mais um, no próximo dia 26, em Chapecó e Florianópolis. O presidente tomou multa em São Paulo por falta de uso de máscara.

Enquanto esquerda e direita fazem movimentos de rua, o Brasil caminha para 500 mil mortes pela Covid-19.

Tópicos relacionados

  • Covid-19
  • Política

Mais notícias

Carregar mais